40 anos depois, técnico que “ligou” Itaipu retorna à usina

Nessa quarta-feira (7), o técnico aposentado José Pereira do Nascimento teve um dia de celebridade ao transitar pela área industrial da Itaipu. Ele é uma espécie de “lenda” entre os profissionais da empresa. Foi ele quem acionou a primeira máquina da usina, a Unidade 01, em 5 de maio de 1984.
Maior geradora de energia limpa e renovável do planeta, com quase 3 bilhões de megawatts gerados desde a entrada em operação executada por Nascimento, Itaipu completa 40 anos de produção de energia neste ano.

O gerente do departamento de Operação do Sistema, Paulo Zanelli Junior, que acompanhou as filmagens e depoimentos de Nascimento, dá uma ideia do feito. Mesmo com a experiência que muitos técnicos trouxeram de Furnas, Itaipu era um projeto inteiramente novo, com novas tecnologias em geração hidrelétrica e dimensões nunca vistas antes.
“Num ambiente binacional, com trabalhadores brasileiros e paraguaios, e com pouca oferta de mão de obra qualificada, esses técnicos deram conta de formar equipes altamente capacitadas, com uma cultura operacional de excelência que chega até os dias de hoje na Itaipu”, afirmou Zanelli.
Para saber mais sobre a história de Nascimento e outros personagens, aguarde o documentário, que além de aspectos históricos e técnicos da usina, vai abordar temas como a responsabilidade social e ambiental, ciência e tecnologia, presente e futuro da empresa. A produção é da VideoUp.
(Assessoria)