Ginecologista que fez mais de 13 mil partos em Cascavel é o entrevistado do Sob o Olhar do Galo
Uma das personalidades mais queridas em Cascavel, o médico José de Jesus Lopes Viegas conta sua história de quase meio século de trabalho na cidade
Cascavel (PR) – Pelas mãos do médico ginecologista José de Jesus Viegas, mais de 13 mil crianças nasceram em Cascavel nos últimos 50 anos. Uma das personalidades mais queridas da cidade, o médico conheceu Cascavel no ano de 1976, pouco tempo depois de terminar a faculdade de Medicina em Teresópolis (RJ).
Recém-casado, durante a lua de mel, foi a São José dos Campos, quando foi convidado por um amigo para morar na cidade do interior de São Paulo. A vaga de ginecologista acabou sendo ocupada antes dele, mas foi quando colegas de residência o indicaram para Cascavel, uma cidade que estava em franco desenvolvimento.
Dr. Jesus decidiu conhecer Cascavel e se hospedou no Lord Hotel, que na época era de propriedade do Dr. Edo Peixoto, também dono do Hospital Nossa Senhora da Salete. Na época, ele conversou com o médico Renato Loures Bueno. Ele retornou ao Rio de Janeiro e chamou a esposa para mudar para Cascavel.
Loures Bueno foi nomeado secretário de Saúde pelo então prefeito Jacy Miguel Scanagatta, que convidou Dr. Jesus para assessorá-lo. Mais tarde, com a saída de Loures Bueno, que deixou o governo para disputar uma eleição, Dr. Jesus foi nomeado secretário. Sua dedicação e empatia conquistaram a população de Cascavel e, por dois mandatos, foi vereador.
Além de médico, é escritor e, aos 84 anos, está preparando uma nova publicação. Ele guarda em casa uma caixa de cartas que seus pais trocavam quando estavam longe. “Eles foram noivos por muito tempo e trocavam cartas, e eu tenho muitas dessas cartas. E no meio, tenho cartas dos meus avós, de tios e parentes. Estão todas amontoadas ali e minha intenção é fazer um relato, contar a história daquelas cartas, a história da vida deles através daquelas cartas”, diz o médico.
Sob o Olhar do Galo
O videocast “Sob o Olhar do Galo” vai ao ar sempre nas manhãs de sábado pelo canal Cantagalo TV. Apresentado pelo jornalista Luiz Carlos da Cruz, as entrevistas procuram mostrar personalidades que marcaram a história das cidades do Paraná. O programa está em sua segunda edição. Na primeira, o entrevistado foi o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos.
Veja também a entrevista do prefeito Leonaldo Paranhos no link abaixo.