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GERAL

Confira 5 dicas para a melhor escolha do material didático

Especialista da plataforma par, Talita Fagundes, destaca o crescimento do hibridismo, que une materiais físicos e digitais, e a importância de optar por propostas inovadoras, alinhadas aos valores e princípios da escola

Ilustração

De acordo com dados da 15ª edição do TIC Educação, pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), ligada ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), 70% dos alunos do Ensino Médio utilizam Inteligência Artificial (IA) generativa para fazer pesquisas escolares. Nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, o percentual é de 15% e 39%, respectivamente.

Com o uso acentuado de soluções tecnológicas pelos estudantes, o hibridismo, integração entre o físico e o digital, ganha cada vez mais espaço no ambiente escolar. De acordo com a gerente pedagógica da plataforma par, Talita Fagundes, é essencial que os recursos pedagógicos escolhidos pela instituição de ensino sejam como instrumentos vivos, capazes de dialogar com diferentes linguagens, tecnologias e metodologias. Por isso, a escolha do material didático é uma das decisões mais estratégicas para qualquer escola, uma vez que irá nortear parte importante das atividades pedagógicas e do processo de ensino e aprendizagem. “Mais do que selecionar livros ou plataformas, trata-se de definir quais experiências de aprendizagem a escola deseja proporcionar aos alunos e que tipo de formação humana e acadêmica pretende construir”, enfatiza.

Em tempos de rápidas transformações, como na atualidade, o material didático deve ser visto como plataforma de cultura e inovação, e não apenas como um produto estático. Para a gerente pedagógica, escolher com cautela é investir em coerência pedagógica, em professores mais preparados e em alunos mais engajados, autônomos e protagonistas do próprio aprender.

Dessa maneira, para ajudar instituições no processo de escolha dos materiais didáticos, Talita destaca 5 dicas indispensáveis. Confira:

1. Avalie a coerência entre o material e a proposta pedagógica da escola: é importante compreender que o material didático é uma expressão prática da identidade pedagógica da instituição. Por isso, uma recomendação da especialista é, antes de escolher o material, revisitar o projeto político-pedagógico (PPP) e verificar se o recurso proposto dialoga com os princípios e valores da escola;

2. Busque materiais inovadores: um material inovador é aquele que promove novas formas de aprendizado. Plataformas híbridas, recursos gamificados, propostas interdisciplinares e espaços de autoria digital são alguns exemplos de práticas que ampliam engajamento e construção de sentido. Alguns critérios importantes para levar em conta neste sentido, segundo Talita, são: flexibilidade, personalização do aprendizado, integração entre teoria e prática, usabilidade e estímulo à autonomia;

3. Considere o papel formativo dos professores: materiais inovadores também exigem formação continuada e protagonismo docente. A escolha deve contemplar não apenas o conteúdo, mas também o suporte oferecido ao professor, como trilhas de formação, comunidades de prática e acompanhamento pedagógico;

4. Priorize o hibridismo: materiais que exploram múltiplas linguagens, como textos, vídeos, simulações, podcasts, jogos e atividades manuais, ajudam o aluno a construir conhecimento de forma ativa e significativa. Para a especialista, o ideal é que o material ofereça trilhas personalizáveis, permitindo que o professor adapte os percursos e indique habilidades a serem trabalhadas conforme as necessidades da turma ou do aluno individualmente;

5. Avalie os impactos na formação integral do aluno: a escolha do material didático também revela o tipo de cidadão que a escola deseja formar. Recursos que incentivam empatia, colaboração, pensamento crítico, consciência ambiental e responsabilidade social contribuem para uma formação integral e contemporânea. Portanto, escolher um material inovador é um ato que traduz o compromisso da escola com a transformação da sociedade por meio da educação.

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