Lula propôs ser interlocutor entre EUA e Venezuela, diz chanceler
Presidente brasileiro disse a Donald Trump que a América do Sul é uma região de paz e se colocou à disposição para buscar soluções diplomáticas

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou neste domingo (26) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se colocou à disposição para atuar como interlocutor entre os Estados Unidos e a Venezuela.
A declaração ocorreu após reunião entre Lula e o presidente norte-americano, Donald Trump, em Kuala Lumpur, na Malásia. Segundo o chanceler, o líder brasileiro destacou que a América do Sul deve ser vista como um território pacífico e propício ao diálogo.
“O presidente Lula levantou o tema e disse que a América Latina e a América do Sul, onde estamos, é uma região de paz. E ele se prontificou a ser um contato, um interlocutor, como já foi no passado, com a Venezuela, para se buscar soluções que sejam mutuamente aceitáveis e corretas entre os dois países”, afirmou Vieira.
Nas últimas semanas, os Estados Unidos enviaram tropas terrestres e um porta-aviões para o Caribe. O governo Trump também bombardeou embarcações sob a justificativa de combater rotas de narcotráfico que abastecem o país. A ação faz parte da mais recente etapa da campanha antidrogas conduzida por Washington.
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, criticou o movimento militar norte-americano, alegando que o verdadeiro objetivo seria desestabilizar seu governo e forçar sua saída do poder.
Com informações da Agência Brasil
