Apuração define campeã do Grupo Especial do Rio nesta quarta-feira
Após três noites de desfiles na Marquês de Sapucaí, 12 escolas aguardam resultado; vencedora leva o título do Carnaval 2026 e última colocada será rebaixada para a Série Ouro.

A apuração das notas do Grupo Especial do Rio de Janeiro será realizada nesta quarta-feira (18), a partir das 16h, com transmissão ao vivo pela TV Globo. Ao todo, 12 escolas de samba disputam o título máximo do Carnaval carioca de 2026. A agremiação que alcançar a maior pontuação será consagrada campeã, enquanto a última colocada será rebaixada para a Série Ouro em 2027.
Os jurados avaliam nove quesitos: bateria, harmonia, evolução, samba-enredo, mestre-sala e porta-bandeira, comissão de frente, alegorias, enredo e fantasias.
Primeira noite de desfiles
Os desfiles começaram no domingo (15), na Marquês de Sapucaí, com apresentações de Acadêmicos de Niterói, Imperatriz Leopoldinense, Portela e Estação Primeira de Mangueira. Cada escola teve até 80 minutos para cruzar a avenida, levando ao público temas que passaram por política, música e valorização da cultura afro-brasileira.
Estreante no Grupo Especial após vencer a Série Ouro em 2025, a Acadêmicos de Niterói apresentou o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, desenvolvido pelos carnavalescos Tiago Martins e Igor Ricardo.
Já a Imperatriz Leopoldinense homenageou o cantor Ney Matogrosso com o enredo “Camaleônico”, exaltando sua trajetória artística e performances marcantes em sucessos como “Sangue Latino” e “Rosa de Hiroshima”.
A Portela levou para a avenida o enredo “O mistério do príncipe do Bará – a oração do Negrinho e a ressurreição de sua coroa sob o céu aberto do Rio Grande”, contando a história do Rio Grande do Sul a partir da trajetória de Custódio Joaquim de Almeida, príncipe do Benin que viveu no estado.
Encerrando a primeira noite, a Mangueira apresentou “Mestre Sacaca do Encanto Tucuju — O Guardião da Amazônia Negra”, destacando tradições afro-indígenas da Amazônia e homenageando o curandeiro Mestre Sacaca.
Segunda noite
A segunda noite, entre segunda (16) e terça-feira (17), reuniu Mocidade Independente de Padre Miguel, Beija-Flor de Nilópolis, Unidos do Viradouro e Unidos da Tijuca.
A Mocidade abriu os desfiles com o enredo “Rita Lee, A Padroeira da Liberdade”, em homenagem à cantora Rita Lee. Um dos carros alegóricos destacou o ativismo da artista em defesa dos animais.
A Beija-Flor apresentou um enredo sobre o Bembé do Mercado, tradicional manifestação religiosa de Santo Amaro de Purificação, na Bahia, sob assinatura do carnavalesco João Vitor Araújo.
A Viradouro teve como destaque o retorno da atriz Juliana Paes ao posto de rainha de bateria, após 17 anos, em desfile que homenageou o Mestre Ciça.
Fechando a noite, a Unidos da Tijuca prestou tributo à escritora Carolina Maria de Jesus, uma das vozes mais importantes da literatura brasileira.
Última noite
O encerramento dos desfiles acontece nesta terça-feira (17), com mais quatro escolas na Sapucaí. Desfilam, na ordem: Paraíso do Tuiuti (22h), Unidos de Vila Isabel (23h30), Acadêmicos do Grande Rio (1h) e Acadêmicos do Salgueiro (2h30).
Com isso, o Carnaval 2026 do Rio de Janeiro se aproxima da definição de sua campeã, após três noites marcadas por homenagens, crítica social e celebração da cultura brasileira.
Informações CNN