Alckmin diz que encontro entre Lula e Trump reforça diálogo e laços entre Brasil e EUA
Vice-presidente destacou compromisso do governo brasileiro com a diplomacia e o fortalecimento das relações bilaterais

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, afirmou neste domingo (26) que o Brasil tem “bons motivos para acreditar no diálogo” com os Estados Unidos. A declaração foi feita em publicação nas redes sociais, após o encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente norte-americano Donald Trump, realizado em Kuala Lumpur, na Malásia, durante a 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).
“O encontro entre o presidente @LulaOficial e o presidente @realDonaldTrump, hoje, na Malásia, prova que temos bons motivos para acreditar no diálogo. Foi mais um passo para Brasil e EUA estreitarem ainda mais seus laços de amizade. E é mais uma evidência do compromisso do governo do presidente Lula com o povo brasileiro”, declarou Alckmin.
Durante a reunião, Lula pediu a revogação do tarifaço norte-americano que impôs um aumento de 50% sobre os produtos exportados pelo Brasil. Após o encontro, o presidente Trump autorizou sua equipe diplomática a iniciar negociações bilaterais com o governo brasileiro para tratar do tema.
O tarifaço foi anunciado em julho deste ano e provocou tensões comerciais entre os dois países. Além das tarifas, ministros do governo brasileiro e membros do Supremo Tribunal Federal (STF) também foram alvo de revogação de vistos e outras sanções impostas pela administração norte-americana.
Com a retomada do diálogo, o governo brasileiro aposta em uma reaproximação estratégica com Washington, visando reduzir barreiras comerciais e fortalecer parcerias econômicas.