Bolsa bate novo recorde e fecha acima dos 148 mil pontos; dólar cai pela terceira sessão seguida

Apesar das pressões externas, a bolsa de valores brasileira voltou a registrar recorde histórico nesta quarta-feira (29). O Ibovespa, principal índice da B3, encerrou o pregão aos 148.633 pontos, com alta de 0,82%. Durante a tarde, chegou a superar os 149 mil pontos, mas perdeu força após o discurso do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell.
O dólar comercial teve comportamento mais contido. A moeda norte-americana fechou em leve queda de 0,03%, cotada a R$ 5,358, após ter atingido R$ 5,33 no meio do dia. Mesmo com a oscilação, o câmbio registrou a terceira baixa consecutiva e segue no menor nível desde 8 de outubro.
No mês, o dólar acumula alta de 0,69%, mas no ano apresenta desvalorização de 13,28%. A reação dos mercados ocorreu após o Fed confirmar a redução dos juros básicos em 0,25 ponto percentual. Powell, contudo, afirmou que um novo corte em dezembro ainda está em aberto, o que trouxe cautela aos investidores.
A expectativa positiva em torno do encontro entre os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, também influenciou o bom humor dos mercados. A possibilidade de redução nas tensões comerciais entre as duas maiores economias do mundo impulsionou países exportadores de commodities, como o Brasil.
Com informações da Reuters.