[adrotate banner="3"]
DESTAQUESINTERNACIONAL

Em inglês, Maduro faz apelo pela paz: “Não à loucura da guerra”

Divulgação/Assembleia Nacional da Venezuela

Líder venezuelano se pronunciou em meio à escalada de tensões com os Estados Unidos, que ampliaram operações militares no Caribe e no Pacífico

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pediu o fim dos conflitos e fez um apelo pela paz mundial durante um discurso transmitido pela televisão estatal na noite de quinta-feira (23). Alternando entre espanhol e inglês, o líder afirmou: “No to war… Yes, peace, forever” (“Não à guerra… Sim, paz, para sempre”).

Maduro adotou tom informal e disse que estava falando em uma “língua Tarzania”, fazendo referência ao personagem Tarzan. Em seguida, reforçou o apelo: “Não à guerra dos loucos, não à loucura da guerra.”

O pronunciamento ocorre em um contexto de tensão crescente entre Caracas e Washington, após os Estados Unidos intensificarem operações militares no Caribe e no Pacífico contra supostos traficantes de drogas. Segundo informações do governo venezuelano, os ataques deixaram ao menos 32 mortos, mas Washington não detalhou as evidências que justificariam as ações.

O presidente norte-americano Donald Trump declarou que poderá autorizar ofensivas em solo venezuelano e afirmou que comunicará o Congresso norte-americano caso a medida seja executada.

Durante o discurso, Maduro negou qualquer envolvimento da Venezuela com o tráfico de drogas e classificou as operações dos EUA como “uma violação da soberania nacional”. O chefe do regime chavista afirmou ainda que o país está “preparado para se defender, mas prefere a paz à provocação”.

Deixe um comentário