SEGURANÇA

Guardas municipais de Cascavel passam por curso de operações táticas

Na manhã deste sábado eles foram certificados e estão habilitados para um serviço mais ágil e utilizando viaturas diferenciadas

Cascavel (PR) – Agentes da Guarda Municipal de Cascavel participaram de um um curso de operador tático com o Grupo Tático de Apoio (GTA) da GM de Foz do Iguaçu. O curso abordou diversas instruções como: conduta de patrulha em ambiente urbano e em mata, combate em ambiente confinado, rapel, abordagem em edificações, tiro em confronto, tiro em movimento, combate veicular, adentramento em recinto com e sem vítimas, Low Light (operações em baixa luminosidade) e APH de combate.

Na manhã deste sábado (25), eles receberam os certificados.

O secretário de Segurança Pública e Proteção à Comunidade, Pedro Fernandes de Oliveira, disse que o treinamento vai habilitar a Guarda Municipal a prestar um serviço mais rápido à comunidade em situações que exigem uma pronta resposta.

“Normalmente isso é feito com viaturas diferenciadas também, não é o fato de nós não termos essas viaturas diferenciadas agora que nós não vamos deixar de fazer. O guarda já possui esse curso e a partir do momento em que nós adquirirmos essas viaturas táticas, nós já tenhamos toda essa formação. “Então a ideia é equiparar, nivelar nossa guarda com as melhores guardas municipais do Brasil”, explica o secretário.

E a capacitação não para por aí. Segundo o secretário, outros cursos estão previstos, como o  Romu (Ronda Ostensiva Municipal).

O subinspetor da Guarda Municipal de Foz do Iguaçu, Devanil Garcia é instrutro há mais de 20 anos e foi o responsável pela implantação do GTA da Guarda Municipal de Foz do Iguaçu. Ele explica que o GTA é  um grupo preparado intervenção de pronta resposta e destaca a importância desse treinamento.

“Nós temos, por obrigatoriedade da lei,  o nosso treinamento anual, todas as guardas municipais. Aí nós temos esse upgrade que nós chamamos dentro dessas atividades operacionais e daí essa troca também de conhecimento e informações, é excelente”, diz o instrutor.

Secom/Cascavel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *