Lula recebe líderes sul-americanos em encontro no Palácio do Itamaraty
Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva será o anfitrião de um encontro com dez presidentes dos países da América do Sul nesta terça-feira (30), no Palácio do Itamaraty, em Brasília. A reunião tem como objetivo retomar a cooperação dentro do continente e fortalecer os laços entre as nações sul-americanas.
Os presidentes Alberto Fernández (Argentina), Luís Arce (Bolívia), Gabriel Boric (Chile), Gustavo Petro (Colômbia), Guillermo Lasso (Equador), Irfaan Ali (Guiana), Mário Abdo Benítez (Paraguai), Chan Santokhi (Suriname), Luís Lacalle Pou (Uruguai) e Nicolás Maduro (Venezuela) são esperados para participar do encontro, que terá início às 9h.
A única ausência em nível presidencial será a do Peru, devido a questões constitucionais que impedem a presidente Dina Boluarte de comparecer. O país enfrenta uma crise política desde a destituição do ex-presidente Pedro Castillo no final do ano passado. Em vez de Dina Boluarte, o presidente do conselho de ministros do Peru, Alberto Otárola, estará presente.
Segundo a embaixadora Gisela Figueiredo Padovan, secretária de América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores, as principais pautas do encontro serão a integração regional e questões comuns nas áreas de saúde, infraestrutura, energia, meio ambiente e combate ao crime organizado.
Durante uma reunião bilateral no Palácio do Planalto, o presidente Lula se encontrou com o presidente venezuelano Nicolás Maduro, marcando a retomada das relações entre os dois países. Maduro volta ao Brasil após oito anos, pois as relações diplomáticas foram cortadas durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, por divergências políticas e ideológicas. Lula destacou a reconstrução plena das relações entre Brasil e Venezuela.
Há expectativa de que os presidentes discutam formas de ampliar a integração regional e a possibilidade de criação ou reestruturação de um mecanismo sul-americano de cooperação, que inclua todos os países da região. Atualmente, não existe nenhum bloco com essas características.
O evento contará com duas sessões no Palácio do Itamaraty. Na parte da manhã, os presidentes serão recebidos por Lula e proferirão discursos de abertura. Na parte da tarde, está previsto um diálogo mais informal, em formato reduzido, no qual cada presidente será acompanhado pelo chanceler e apenas um ou dois assessores. A programação terminará com um jantar oferecido por Lula e pela primeira-dama Janja da Silva no Palácio da Alvorada, residência oficial.
Com informações da Agência Brasil