Lula se retrata após chamar traficantes de “vítimas” e diz que frase foi mal colocada

Presidente afirmou nas redes sociais que é contra o crime organizado e citou ações do governo no combate ao tráfico
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma retratação pública nesta sexta-feira (24) após a repercussão negativa de uma fala em que afirmou que traficantes seriam “vítimas” dos usuários de drogas, durante entrevista concedida na Indonésia.
Em publicação nas redes sociais, Lula reconheceu o erro e disse que a declaração foi “mal colocada”. O presidente destacou que suas ações no governo demonstram uma postura firme no enfrentamento ao crime organizado.
“Fiz uma frase mal colocada nesta quinta e quero dizer que meu posicionamento é muito claro contra os traficantes e o crime organizado. Mais importante do que as palavras são as ações que o meu governo vem realizando, como é o caso da maior operação da história contra o crime organizado, o encaminhamento ao Congresso da PEC da Segurança Pública e os recordes na apreensão de drogas no país. Continuaremos firmes no enfrentamento ao tráfico de drogas e ao crime organizado”, escreveu o presidente.
A fala que gerou polêmica
Durante entrevista a jornalistas na Indonésia, Lula comentava sobre as ações dos Estados Unidos contra o tráfico internacional de drogas, sob o governo de Donald Trump, quando fez a declaração que gerou repercussão.
“Toda vez que a gente fala de combater as drogas, possivelmente fosse mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente, os usuários. Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também”, disse Lula.
Ele completou: “Você tem uma troca de gente que vende porque tem gente que compra. Tem gente que compra porque tem gente que vende. Então, é preciso que a gente tenha mais cuidado no combate à droga.”
Críticas da oposição
Após a fala, lideranças da oposição usaram as redes sociais para criticar o presidente. O senador Ciro Nogueira (PP-PI) ironizou o comentário, afirmando que “vítima é o povo brasileiro”.
“Os traficantes são vítimas dos usuários, os assaltantes são vítimas dos assaltados, os assassinos são vítimas dos mortos, os estupradores são vítimas das violentadas e por aí vai. Presidente Lula, vítima é o povo brasileiro dessa visão em que as vítimas são culpadas e os culpados são vítimas”, escreveu Nogueira.
O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) também comentou o episódio e afirmou: “Lula acaba de anunciar que traficantes são vítimas dos usuários. No ritmo que vai, daqui a pouco, o PCC vira ONG.”
Contexto político
A polêmica ocorre no mesmo dia em que uma pesquisa Atlas/Bloomberg apontou que a aprovação de Lula atingiu o melhor patamar desde janeiro de 2024. Segundo o levantamento, o presidente venceria todos os adversários em possíveis cenários de disputa para as eleições de 2026.