[adrotate banner="3"]
DESTAQUESINTERNACIONAL

Papa promete a Lula visita ao Brasil “no momento oportuno”

Foto: Reprodução

Presidente brasileiro se encontrou com Leão XIV no Vaticano e tratou de temas ligados à fome e à desigualdade social

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (13) que o papa Leão XIV prometeu visitar o Brasil “no momento oportuno”. O encontro entre os dois ocorreu no Vaticano, durante a viagem de Lula à Itália para participar do Fórum Mundial da Alimentação 2025, promovido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Lula revelou que chegou a convidar o pontífice para participar da COP30, que será realizada em Belém (PA), mas o papa explicou que não poderá comparecer devido ao Jubileu, celebração de renovação espiritual da Igreja Católica que acontece a cada 25 anos. “O papa nos disse que não poderá participar, mas garantiu representação do Vaticano em Belém”, afirmou o presidente em publicação na rede X.

Foi o primeiro encontro entre Lula e Leão XIV, eleito em maio deste ano, e a terceira vez que o petista é recebido como presidente por um papa no Vaticano. Ele já havia se reunido com Bento 16, em 2008, e com Francisco, em 2023. Lula destacou que o pontífice será “muito bem-recebido com o carinho e a fé do povo brasileiro” quando vier ao país.

Compromisso com o combate à fome

Durante a reunião, Lula e o papa trataram de temas ligados à pobreza e à segurança alimentar. O presidente elogiou a primeira exortação apostólica de Leão XIV, dedicada à luta contra a desigualdade, e destacou a importância de unir fé e solidariedade. “Disse a ele que precisamos criar um movimento de indignação contra a desigualdade e vejo esse documento como uma referência que deve ser lida e praticada por todos”, afirmou.

O combate à fome é o principal ponto da agenda de Lula em Roma. O presidente viajou acompanhado pela primeira-dama, Janja da Silva, e pelos ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário).

Durante sua fala no Fórum da FAO, Lula defendeu que a luta contra a pobreza é o melhor estímulo econômico possível e criticou políticas de austeridade. “Programas de ajuste fiscal não devem se sobrepor aos desafios reais da humanidade”, declarou.

Deixe um comentário