PARANÁ HISTÓRICO

Região do Ciro Nardi na década de 1970

Na primeira metade da década de 1970, a região ao redor do Ginásio de Esportes Sérgio Mauro Festugato e do Cemitério Central, em Cascavel, PR, estava passando por transformações significativas. A estrutura metálica no chão indicava o início da construção do Ginásio de Esportes, um projeto iniciado durante a gestão do Prefeito Octacílio Mion e que seria inaugurado em maio de 1976, sob a administração de Pedro Muffato.

No centro da foto, o Cemitério Central, com bastante espaço. Ao lado, a construção dos armazéns da Sanbra (Sociedade Algodoeira do Nordeste Brasileiro) destacava-se na paisagem.

Ao fundo, o loteamento Maria Luiza, hoje um bairro populoso e central, estava começando a se desenvolver. Os caminhões na rua Barão do Cerro Azul, erroneamente denominada, a grafia deveria ser corrigida para “Serro Azul”.  A fila de caminhões estava na rua Lapa, ao lado do cemitério.

No centro da foto, onde atualmente existe a Praça do Expedicionário, era o ponto de encontro próximo ao cemitério. Destaca-se que a rua Barão do Cerro Azul terminava no cemitério, e do outro lado, a rua Carlos Gomes possuía uma pista simples. Em 1977, na administração de Jacy Scanagatta, a rua Carlos Gomes foi transformada em avenida, sendo necessário fazer a ligação com a Barão. A única maneira foi cortar o cemitério e remanejar os túmulos existentes.

Foi assim que surgiu a Praça Cristo Rei, onde estão localizadas as capelas da ACESC. No entanto, essa praça foi eliminada na administração de Tolentino para acomodar os vendedores ambulantes que ocupavam a cidade, principalmente na Praça Wilson Joffre, vendendo produtos do Paraguai.

Hoje, essa área antes meio isolada do centro de Cascavel é considerada parte do centro, embora legalmente seja conhecida como bairro Ciro Nardi. Essas transformações refletem o desenvolvimento urbano e as mudanças na paisagem e na dinâmica da cidade ao longo dos anos.

O texto foi construído com base em informações do saudoso pesquisador e fotógrafo Xico Tebaldi. A imagem faz parte do acervo do Museu da Imagem e do Som (MIS)

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