[adrotate banner="3"]
DESTAQUESINTERNACIONAL

Trump deseja feliz aniversário a Lula e elogia “vigor” do presidente brasileiro

Ricardo Stuckert / PR

Líder americano afirmou que teve uma boa reunião com Lula e destacou a disposição do petista durante encontro na Malásia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, parabenizou o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por seu aniversário de 80 anos, comemorado nesta segunda-feira (27). Durante conversa com jornalistas a bordo do avião presidencial americano, o Air Force One, Trump afirmou que o brasileiro é “muito vigoroso” e contou que os dois tiveram uma “boa reunião” na Malásia.

“Quero desejar feliz aniversário ao presidente Lula. Ele é um cara muito vigoroso, de fato, e me impressionou bastante. Hoje é o aniversário dele, então feliz aniversário”, declarou Trump.

Os líderes se encontraram por quase uma hora no domingo (26), durante a 47ª reunião de cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), em Kuala Lumpur. Segundo Trump, o diálogo foi positivo, mas ainda não há certeza sobre os próximos passos diplomáticos. “Não sei se algo vai acontecer, mas veremos”, disse o presidente americano.

A reunião foi articulada por diplomatas dos dois países desde setembro, quando Lula e Trump se encontraram brevemente na Assembleia Geral da ONU, em Nova York.

Relações comerciais e tensões

As relações entre os dois países vivem um momento de tensão após os Estados Unidos imporem tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, em resposta à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro. Lula classificou as medidas como “incorretas”, mas destacou que está aberto ao diálogo e à cooperação com o governo americano.

O presidente brasileiro também se colocou à disposição para colaborar com os EUA em questões relacionadas à Venezuela, um dos temas centrais da política externa de Trump.

“Eu disse a ele que é importante levar em conta a experiência do Brasil como o maior país da América do Sul, economicamente o mais relevante, com quase toda a região como vizinha”, declarou Lula após o encontro.

O encontro entre Lula e Trump marcou um novo capítulo na tentativa de reaproximação diplomática entre Brasília e Washington, após anos de relações estremecidas.

Deixe um comentário