MUNDODESTAQUES

Trump diz que EUA vão administrar a Venezuela

Presidente americano afirma que controle será mantido até “transição segura”, admite possibilidade de novos ataques e promete investimentos no setor petrolífero

Getty

Em coletiva de imprensa realizada na Flórida, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que seu governo deve administrar a Venezuela até a conclusão de um processo de transição política. A afirmação ocorre após a captura do presidente Nicolás Maduro e a realização de ataques norte-americanos em “grande escala” contra o país.

Segundo Trump, os Estados Unidos permanecerão no controle “até que possamos realizar uma transição segura, adequada e criteriosa”. O presidente não estabeleceu prazo para o fim da ocupação e afirmou que caberá exclusivamente ao governo americano decidir quando o país retornará ao controle venezuelano.

Durante o pronunciamento, Trump criticou duramente a situação econômica da Venezuela, especialmente no setor de energia. Ele classificou a economia petrolífera venezuelana como um “fracasso” e afirmou que grandes empresas dos Estados Unidos entrarão no país para investir bilhões de dólares, recuperar a infraestrutura e retomar a produção. “Vamos consertar tudo e começar a gerar lucro para o país”, declarou.

O presidente também advertiu que os EUA estão prontos para realizar um segundo ataque, “muito maior”, caso considerem necessário. Segundo Trump, o governo americano chegou a preparar uma “segunda onda” de ofensivas, mas, diante do que classificou como sucesso da operação realizada na madrugada deste sábado (3), a nova ação pode não ser executada.

As declarações ampliam a tensão internacional e geram reações de governos e organismos multilaterais, diante da possibilidade de uma ocupação prolongada e de novos desdobramentos militares no território venezuelano.

Deixe um comentário