Turismo de experiência em Foz do Iguaçu ganha Selo Sesi ODS pelo segundo ano consecutivo

A Jornada de Desenvolvimento de Produtos Turísticos de Experiência, promovida pelo Sebrae/PR em Foz do Iguaçu, recebeu pelo segundo ano consecutivo o Selo Sesi ODS, certificação que reconhece boas práticas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
O projeto, criado para capacitar empreendedores na criação de experiências autênticas e sustentáveis, fortalece o turismo regional ao integrar estratégias voltadas às áreas ambiental, social e de governança (ESG).
De acordo com a consultora do Sebrae/PR, Maísa Silvestre, o reconhecimento reafirma o compromisso da instituição com o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios. “Esse reconhecimento reforça a jornada como um case nacional de referência em turismo responsável e criativo, que estimula a inovação e valoriza a cultura local”, destacou.
A gerente de Responsabilidade Social do Sesi Paraná, Aline Calefi, explicou que o selo é concedido a iniciativas que contribuem diretamente com um ou mais dos 17 ODS. A Jornada do Sebrae/PR atende especialmente aos ODS 8, 11, 16 e 17, que tratam de trabalho decente, cidades sustentáveis, justiça e parcerias.
Durante o encerramento do ciclo de 2025, um Festival Gastronômico e uma rodada de Indicação Geográfica (IG), realizados no Mercado Público Barrageiro, celebraram os resultados obtidos. Participante da Jornada, Bruna Steckling, da Lets Go Iguassu, destacou que o programa a ajudou a colocar em prática um antigo projeto de passeio gastronômico, mostrando o impacto direto da iniciativa na economia criativa da região.
Com mais de 3,3 milhões de visitantes até setembro de 2025, Foz do Iguaçu consolida-se como um dos principais destinos turísticos do país, reforçando o papel das iniciativas do Sebrae/PR no desenvolvimento sustentável e competitivo do setor.