Fermino Fávero: O “faz tudo” do aeroporto de Cascavel

A imagem acima é de setembro de 1985 e retrata Fermino Fávero, um homem cuja história se entrelaçava com os céus e os aeroportos de Cascavel. A imagem icônica capturada pelo renomado fotógrafo Xico Tebaldi (em memória) para uma reportagem do Jornal Folha de Londrina imortalizou momentos da vida desse indivíduo singular.
Fávero era mais do que um funcionário; era um verdadeiro fazedor de tudo no aeroporto. Sua trajetória começou em 1952/53, quando contribuiu para a construção da pista que, na época, se erguia no coração da cidade, onde hoje se encontra a rodoviária. Em 1960, tornou-se servidor público da prefeitura, desempenhando suas funções por 18 anos, e continuou seu legado no novo e moderno aeroporto inaugurado em 1977. Mesmo após sua aposentadoria em 1993, Fávero continuou a trabalhar incansavelmente até 2006.
A fotografia emblemática o retrata como um dos pioneiros, agindo como sinalizador/balizador, diante do avião Bandeirantes EMB-110E da Embraer, pertencente à Cotriguaçu e pilotado pelo experiente Vitor Paese, que já acumulava mais de 6 mil horas de voo na época.
Fermino Fávero não era apenas um rosto familiar no aeroporto; ele era a alma vibrante que animava as conversas de todos que cruzavam os portões do aeródromo. Ele desempenhava uma miríade de funções: administrador do aeroporto, responsável pelo abastecimento das aeronaves, cuidador da lanchonete que obteve concessão em 1964, balizador, responsável pela limpeza e o guia de informações, sempre presente e prestativo em todas as necessidades que surgiam no aeroporto. Fermino, inclusive, desempenhava o papel de “garoto-propaganda” com maestria.