PARANÁ

Passeios do Macuco Safari são suspensos após acidente que matou turista holandês nas Cataratas do Iguaçu

Foto: Divulgação – Créditos: Macuco Safari.

As atividades do Macuco Safari, tradicional passeio de barco realizado no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, permanecerão suspensas por três dias após o acidente que resultou na morte de um turista holandês de 25 anos. A paralisação foi confirmada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela fiscalização do contrato de concessão, e também pela empresa que opera o atrativo.

Segundo o ICMBio, a suspensão teve início na terça-feira (28) e a previsão é de que as operações sejam retomadas no sábado (1º), desde que seja concluída uma revisão técnica dos processos operacionais e de navegação.

Em nota, o instituto informou que a documentação da concessionária Ilha do Sol, responsável pelo passeio, está regular e que acompanha as investigações conduzidas pelos órgãos competentes.

As causas do acidente ainda são desconhecidas e estão sendo apuradas pela Marinha do Brasil, por meio da Capitania Fluvial do Rio Paraná. De acordo com a Polícia Civil, testemunhas relataram que a embarcação foi atingida lateralmente por uma forte rajada de vento antes de virar. Os depoimentos continuam sendo coletados.

Turista morreu após parada cardiorrespiratória

O acidente ocorreu por volta do meio-dia de terça-feira, durante um dos passeios realizados no Rio Iguaçu. O barco transportava oito pessoas — seis turistas e dois tripulantes — que caíram na água após a embarcação virar.

Todas as vítimas foram resgatadas, porém o turista holandês Mark Lensink, de 25 anos, sofreu uma parada cardiorrespiratória após o afogamento e não resistiu.

O jovem estava acompanhado da noiva, dos sogros, da cunhada e do namorado dela.

Vídeos gravados por visitantes mostram a embarcação virada, com o casco para cima, enquanto equipes realizavam o resgate.

Empresa suspendeu atividades e presta assistência

Em comunicado, o Macuco Safari lamentou profundamente a morte do visitante e informou que está oferecendo apoio médico, psicológico e logístico aos sobreviventes e familiares da vítima.

A empresa afirmou que decidiu interromper voluntariamente as atividades por três dias para revisar todos os protocolos de segurança e colaborar integralmente com as investigações.

O Macuco Safari destacou ainda que atua há mais de 40 anos nas Cataratas do Iguaçu, já transportou mais de 15 milhões de visitantes e possui certificações nacionais e internacionais voltadas à segurança e ao turismo de aventura, incluindo a ABNT NBR ISO 21101.

Segundo a concessionária, este foi o segundo acidente fatal registrado em quatro décadas de operação — o primeiro ocorreu em 1999.

Enquanto as investigações prosseguem, a empresa reforçou que continuará colaborando com a Marinha do Brasil, a Polícia Civil e os órgãos de perícia para esclarecer as circunstâncias do acidente.

Deixe um comentário