Alerta: Novo golpe utiliza voz criada por inteligência artificial

Jornalista carioca é vítima de golpe que utiliza inteligência artificial para reproduzir vozes
Um novo golpe que se vale de técnicas avançadas de clonagem de voz por meio de inteligência artificial tem deixado não apenas a população em alerta, mas também figuras públicas, incluindo jornalistas e artistas. Recentemente, um jornalista carioca, Felipe Laud, teve um encontro surpreendente com esse tipo de golpe ao receber uma mensagem de áudio que reproduzia, de maneira impressionante, sua própria voz.
Ao ouvir a gravação, Felipe Laud ficou intrigado e decidiu investigar mais a fundo. “Eu comecei a escutar várias vezes para ver as semelhanças e era realmente muito parecido com a minha voz”, relatou o jornalista. A situação tomou um rumo ainda mais inusitado quando a mãe de Felipe recebeu um áudio em seu nome, contendo um pedido de aproximadamente R$ 1.000.
O golpe, que se utiliza de pequenos trechos de áudio para criar diálogos inteiros, vem chamando a atenção de especialistas em informática. Eles alertam que programas desse tipo estão facilmente disponíveis na internet, o que amplia as possibilidades de seu uso malicioso.
Nathan, filho da vítima, expressou sua surpresa diante da sofisticação do golpe. “Eu nem sabia que era possível fazer isso. Achei que apenas cantores, por exemplo, eram alvos desse tipo de clonagem.”
Desconfiada da situação, a mãe de Nathan compartilhou o caso com sua filha, que, juntos, conseguiram entrar em contato com Felipe Laud. Este último negou o pedido de ajuda e imediatamente registrou um boletim de ocorrência para documentar o incidente.
Diante desse cenário alarmante, um professor do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul ofereceu um conselho importante para proteger-se contra golpes semelhantes: a criação de uma palavra-chave para solicitações de empréstimo, um termo aleatório conhecido apenas pelos familiares. Essa medida visa adicionar uma camada adicional de segurança, permitindo uma pausa para análise antes de atender a pedidos feitos por áudio, evitando possíveis golpes.