PARANÁ

ALTO DESEMPENHO: Cascavel está no topo do Índice de Desenvolvimento Municipal

Cascavel atingiu índice 0,8266, o maior desde o início da série em 2010. Até 2016, Cascavel tinha indicador Médio Desempenho

Cascavel (PR) – Números divulgados pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico (Ipardes) colocam Cascavel no seleto grupo de 28 municípios, entre os 399 do estado, com indicador de “Alto Desempenho”, o que representa um saldo na qualidade de vida da população. O Índice Ipardes de Desenvolvimento Municipal (IPDM) avalia e acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico das cidades paranaenses.

Elaborada com base nos dados administrativos até 2021, a nova edição do IPDM retrata o desempenho em relação à renda, que aglutina dados do mercado de trabalho formal e agropecuária; educação, com indicadores da área; e saúde, refletindo indicadores de mortalidade na infância, de monitoramento pré-natal e das mortes em geral.

Os indicadores se consolidam de 0 a 1 e são considerados municípios com alto desempenho aqueles que atingem extratos de 0,8 a 1.

Cascavel atingiu índice 0,8266, o maior desde o início da série em 2010. Até 2016, Cascavel tinha indicador de Médio Desempenho. A partir de 2017, com a implantação de novas políticas públicas, Cascavel passou a figurar sempre com Alto Desempenho.

O IPDM é dividido em três dimensões que, somadas, formam o indicador geral. O maior índice conquistado foi na dimensão Educação (0,9323), seguido de Saúde (0,8586) e Renda, Emprego e Produção Agropecuária (0,6887).

“Estar nesse seleto grupo é reflexo do DNA da nossa cidade, do trabalho de todos, da soma de forças e das ações desenvolvidas tanto pelo poder público, quanto pelas entidades e a população de uma forma geral. Sempre tenho dito que todas as cidades são semelhantes, mas se diferenciam pelo seu DNA, e o de Cascavel é o trabalho, o desejo da população de querer ver uma cidade cada vez melhor. É uma conquista de todos”, observa o prefeito Leonaldo Paranhos.

Secom/Cascavel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *