PARANÁ

Apae de Cascavel recebe aporte histórico para conclusão de Centro de Saúde

Cascavel (PR) – Na tarde de hoje (28/11), um marco histórico para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Cascavel foi formalizado graças ao trabalho do Deputado Estadual Marcio Pacheco. O Secretário Estadual de Saúde do Paraná, Beto Preto, oficializou o repasse de R$1.804.221,02 destinados à conclusão do Centro de Saúde e habilitação da entidade.

A articulação do Deputado Marcio Pacheco com a Secretaria Estadual da Saúde (SESA) e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) permitiu, pela primeira vez, o repasse direto de recursos à entidade.

“Estou imensamente feliz com essa conquista. Quem conhece o trabalho que as APAEs realizam sabe da paixão e do amor que permeiam aquelas instituições. Esta demanda exigiu um ano de luta incansável. Hoje é um dia histórico e inédito que trará alegria para muitos. Só temos a agradecer ao governador Ratinho Júnior e ao secretário Beto Preto”, declarou o deputado Estadual Marcio Pacheco.

O Secretário de Saúde Beto Preto explicou que a SESA já mantém convênios com as APAEs do Paraná por meio da compra de serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com a orientação do governador Ratinho Júnior, foi possível, junto à PGE, assinar esse convênio inédito, que destina recursos para a conclusão da obra e atendimento integral às necessidades da instituição na área da saúde.

“Já temos convênios com as APAEs do Paraná para atendimentos pelo SUS, e hoje assinamos, de maneira inédita, este recurso para a finalização da obra deste espaço. É a primeira vez que o Governo destina recursos próprios para convênios de obras com as APAEs”, ressaltou Beto Preto.

Atualmente, a APAE Cascavel realiza 5 mil atendimentos mensais, uma capacidade que dobrará com a expansão. O novo espaço contará com 27 salas, garantindo uma estrutura moderna que atende todos os critérios de acessibilidade, unificando as áreas de assistência social, terapias, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia e hidroterapia, entre outros.

O presidente da APAE de Cascavel, João Maschio, expressou a importância desse recurso: “É fundamental para nós receber esse apoio para concluir essa obra no próximo ano. Agradecemos pelo empenho de todos nessa quebra de paradigmas e por toda a sensibilidade dedicada à Apae.”

Na assinatura do convênio estavam presentes Ian Sonda, diretor executivo da SESA; Vilson Basso, ex-presidente da APAE e Rosel Bobato, diretor da APAE.

Fundada em 1971, a Apae de Cascavel é uma associação civil, beneficente, sem fins lucrativos, atuante em diversas áreas como assistência social, educação, saúde, entre outras, visando a defesa e garantia de direitos das pessoas excepcionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *