PARANÁ

Balé Guaíra faz apresentações gratuitas do espetáculo “Lendas Brasileiras” em Cascavel

Companhia se apresenta no 33º Festival de Dança de Cascavel para estudantes de escolas públicas e público geral, entre 29 de setembro e 1º de outubro, no Teatro Municipal Sefrin Filho.

Foto: Maringas Maciel/CCTG

O Balé Teatro Guaíra leva até a região Oeste do Paraná o espetáculo “Lendas Brasileiras”. As apresentações acontecem entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro durante o 33º Festival de Dança de Cascavel. Todas as sessões são gratuitas e ocorrem no Teatro Municipal Sefrin Filho.

Na abertura, dia 29, serão dois espetáculos didáticos dirigidos para estudantes de escolas públicas do município. Eles ocorrem às 9h15 e às 14h15 e são acessíveis em Libras e audiodescrição.

As apresentações serão abertas para o público geral nos dias 30 de setembro e 1º de outubro. No sábado (30), o espetáculo ocorre às 19h30; no domingo (1º), às 16h, também com recursos de acessibilidade. Para garantir lugar, é preciso se inscrever AQUI a partir de 25 de setembro.

O festival vai até 6 de outubro, promovido pela Prefeitura de Cascavel, com troca de experiências e oficinas de dança espalhadas pela cidade.

“LENDAS BRASILEIRAS”

O espetáculo “Lendas Brasileiras”, com direção geral e coreografia de Luiz Fernando Bongiovanni, estreou em 2022 em um trabalho conjunto com a Orquestra Sinfônica do Paraná. Ele faz uma releitura do folclore brasileiro por meio de contação de história, com o uso de bonecos e figurinos lúdicos e muita imaginação.

A apresentação, criada para as crianças de todas as idades, conta com cinco contos orais da tradição brasileira: A Mula Sem Cabeça, Vitória-Régia, Caipora, Boto Cor-de-Rosa e Boitatá. O público verá trechos dessas narrativas com uma estética inspirada nas pinturas de Anita Malfatti, e texto e dramaturgia assinados pelo diretor teatral e autor Edson Bueno.

Além disso, as histórias ganham um visual magnífico com cenografia, bonecos e figurinos de Ricardo Garanhani, e uma ambientação sonora criada originalmente pelo renomado compositor Alexandre Guerra.

REALIZAÇÃO

A participação do Balé Teatro Guaíra no 33º Festival de Dança de Cascavel é viabilizada por meio de projeto aprovado na Lei de Incentivo à Cultura, com o apoio da Secretaria de Cultura e Prefeitura de Cascavel, com patrocínio da Sanepar e Compagas, e realização da Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra, PalcoParaná, Centro Cultural Teatro Guaíra, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Paraná, Ministério da Cultura.

CURITIBA

Na sequência, o espetáculo Lendas Brasileiras volta com temporada no Teatro Guaíra. Balé Teatro Guaíra e Orquestra Sinfônica do Paraná, sob regência do maestro Alexandre Brasolim, estarão juntos de 12 a 15 de outubro. Informações e ingressos AQUI.

Serviço

29 de setembro de 2023 – duas apresentações didáticas para estudantes de escolas públicas (às 9h15 e às 14h15), acessíveis em Libras e audiodescrição

30 de setembro de 2023 – apresentação aberta ao público (às 19h30)

1º de outubro de 2023 – apresentação aberta ao público (às 16h), acessível em Libras e audiodescrição

Local: Teatro Municipal Sefrin Filho – R. Rio de Janeiro, 905 – Centro, Cascavel

Entrada gratuita

Para os dias 30/09 e 1/10 é preciso se inscrever AQUI a partir de 25/09

(AEN)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *