OPINIÃO

Bem-vindo, 53!

* Por Luiz Carlos da Cruz

E lá se foi mais um 16 de novembro, a data em que o Criador decidiu que eu deveria chegar a este mundinho, tão insignificante diante da grandeza dEle, há exatos 53 anos. Quando comemoramos aniversário, somos inundados por inúmeras mensagens de carinho nas redes sociais, enviadas por amigos e conhecidos. No ano passado, por exemplo, recebi cerca de 300 mensagens apenas no meu perfil no Facebook.

Quando o dia chega, já temos aquela mensagem clichê pronta para agradecer:
“Obrigado a todos que lembraram do meu aniversário e tiraram um tempinho para fazer o meu dia mais feliz!”

Uau, tanta gente lembrou que era o meu aniversário! Mas será mesmo? Será que essas pessoas realmente se lembraram ou apenas foram lembradas pela notificação? Não há nada de errado em não lembrar de todas as datas de aniversário dos amigos, familiares ou conhecidos. Eu mesmo devo lembrar da data de, no máximo, umas dez pessoas. Claro, isso sem contar minhas filhas, mãe, irmãos, e neta – essas datas eu guardo com carinho. Estou falando de cerca de dez amigos e, diga-se de passagem, quatro deles eu só lembro porque fazem aniversário no mesmo dia que eu. Aí fica fácil, né?

Este ano, decidi fazer um experimento social. Retirei minha data de nascimento do perfil no Facebook, o que impediu que a notificação automática do meu aniversário fosse enviada. O resultado foi bem diferente: ao contrário do ano passado, quando recebi cerca de 300 mensagens, desta vez apenas duas pessoas – minhas irmãs Ana Maria e Eva Eroni – foram até a rede social para me parabenizar. Além disso, outras três pessoas aproveitaram o espaço nos comentários para deixar uma mensagem.

No grupo da família, no entanto, foi uma enxurrada de “parabéns”, o que me deixou muito feliz. Pessoalmente, recebi o carinho das minhas filhas, Maitê e Aninha, dos meus genros Pedro Eugênio e Fernando, e também da Heleninha e da Neuza. Pelo WhatsApp, recebi mais duas mensagens: uma do amigo Luiz Carlos Cadini e outra da Marlene Bonatto.

Ah, meu irmão João Francisco, que artisticamente é conhecido com Rhoan Franc, me parabenizou um dia antes. Achou que eu fazia aniversário no dia 15. 

E assim, chego aos meus 53 anos, com corpinho de 52, feliz da vida, mantendo a fé, a esperança e, acima de tudo, o AMOR!

*Luiz Carlos da Cruz é jornalista, acadêmico de História e editor do Portal Cantagalo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *