POLITICA

Câmara de Guarapuava encaminha nova leva de documentos históricos à Unicentro

Atas, correspondências, proposições, fotos e demais materiais de guarda permanente ficarão sob a guarda do Arquivo Histórico da Universidade

Guarapuava (PR) – Os registros de mais de 17 décadas de história da Câmara Municipal de Guarapuava terão sua integridade garantida. Isso acontece por conta da transferência da leva restante de documentos do Setor de Arquivo do Poder Legislativo para o Centro de Documentação e Memória da Universidade Estadual do Centro-oeste (Unicentro), nesta quinta-feira, 02/05. O ato partiu de uma determinação do Presidente Pedro Moraes (MDB), como uma forma de garantir melhores condições de preservação das informações históricas.

A cessão do material é fruto do termo de cooperação assinado entre as duas instituições, em 2023. Esse foi o primeiro ato das comemorações dos 170 da Casa de Leis em Guarapuava, a primeira instituição governamental da cidade.  Essa segunda leva inclui atas, fotos, projetos de proposições, correspondências, prestações de contas, entre outros formatos.

Gestão dos documentos

Todo material deverá passar pelos mesmo procedimentos que ampliam as condições de conservação: tratamento térmico e a vácuo, remoção de clipes e grampos metálicos, higienização manual e minuciosa.  Além disso, a Unicentro também submete os documentos a análises biológicas. O intuito é identificar a presença de microrganismos e como eles poderão ser eliminados.

Esse é o mesmo processo que as caixas iniciais, cedidas em 2023, receberam. Essa primeira leva já está pronta, guardada em uma sala com condições próprias de controle de umidade e temperatura.

Dessa forma, como explica a Professora Terezinha Saldanha, coordenadora do Arquivo Histórico da universidade, a conservação é garantida. “Se você deixa o documento num ambiente onde você não tem iluminação apropriada, controle de umidade, de fungo e tudo mais, ele se perde com o tempo”, explicou

Disponível para todo o mundo

Assim como na Câmara, no Arquivo Histórico da Unicentro os documentos continuarão a ficar disponíveis para pesquisa. O local, inclusive, atende a pesquisadores de fora do Brasil.

O público pode consultar o Acervo Histórico da Câmara e da Unicentro, maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (42) 3621-1320.

O Arquivo Histórico da Unicentro fica no Campus Santa Cruz, na Rua Salvatore Renna, 875.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *