PARANÁ

Cascavel tem Dia D de multivacinação e de ações do Outubro Rosa neste sábado (21)

Atendimento será em todas as unidades de saúde, das 8h às 17h

Divulgação

O compromisso do cascavelense neste sábado (21) é com a saúde. Uma grande mobilização será realizada no município com o Dia D da Campanha de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação de Crianças e Adolescentes e também a realização de exames e consultas gratuitas voltada para às mulheres na ação do Outubro Rosa. Para isso, todas as unidades de saúde vão prestar atendimentos das 8h às 17h. Programe-se e venha cuidar da sua saúde. Prevenção e vacina salvam vidas.

MULTIVACINAÇÃO

A Campanha de Multivacinação tem foco na imunização de menores de 15 anos. No entanto, o Município vai aproveitar a atividade para também fazer a vacinação de adultos que precisam atualizar o documento.
O objetivo é reforçar as coberturas vacinais dos imunizantes que fazem parte do Calendário Nacional. Por isso, todas as vacinas estarão disponíveis, como doses de pentavalente, poliomielite, hepatite, febre amarela, HPV, meningite, covid, influenza e entre outras.

A Campanha seguirá até o dia 28 de outubro, mas este sábado é destinado ao Dia D. Os cidadãos que não conseguem ir durante a semana, podem aproveitar essa oportunidade.

Para participar da Campanha de Multivacinação, é importante levar a carteirinha para que os profissionais da saúde possam fazer uma avaliação precisa do documento.

OUTUBRO ROSA

Outubro Rosa é a campanha nacional de conscientização à prevenção e ao diagnóstico do câncer de mama e também de colo de útero. Neste sábado, o atendimento que já ocorre durante todo o ano nas unidades de saúde será intensificado. Será uma uma grande mobilização de consultas e realização de exames gratuitos.

Como será no mesmo dia da Multivacinação, as mamães já podem aproveitar levar os pequenos para imunização e cuidar da própria saúde.
As mulheres terão acesso à exame preventivo de câncer de colo de útero, que é destinado ao público de 25 a 64 anos que não tenham realizado exame no último ano. Na oportunidade, também haverá encaminhamento para mamografia de mulheres de 50 a 69 anos.

As pacientes poderão buscar as unidades de sua área de abrangência e agendar antecipadamente seu atendimento. Caso não seja possível, haverá atendimento a livre demanda. Porém, esses serviços seguem disponíveis na rede de saúde o ano inteiro.

Vale frisar que quanto à mamografia, o recomendado é um exame a cada 02 anos para mulheres entre 50 a 69 anos. Já o citopatológico, a orientação é um a cada 03 anos para mulheres de 25 a 64 anos, desde que com histórico de dois exames anuais negativos.

(Secom)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *