Casos de chykungunya avançam e Cascavel cria Sala de Situação
Cascavel (PR) – Diante do aumento significativo de casos de chikungunya na cidade, a Prefeitura de Cascavel, através da Secretaria Municipal de Saúde, deu início hoje às atividades da Sala de Situação das Arboviroses. O objetivo principal é intensificar as ações de combate e prevenção à dengue e chikungunya, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
Segundo o último boletim epidemiológico, Cascavel já contabiliza 119 casos confirmados de chikungunya e outros 122 casos suspeitos. A dengue também preocupa, com 38 casos confirmados até o momento.
A Sala de Situação será responsável por acompanhar a evolução dos casos, analisar os dados epidemiológicos e definir estratégias para controlar a proliferação do mosquito transmissor. Entre as ações previstas estão:
Intensificação da busca ativa de casos: Equipes de saúde visitarão as residências para identificar pessoas com sintomas das doenças e realizar os testes necessários.
Ampliação das ações de controle do mosquito: Serão realizadas atividades como o Lotes Limpos, nebulização em áreas estratégicas e orientações à população sobre a importância de eliminar os criadouros do mosquito.
Fortalecimento da comunicação: A Prefeitura irá intensificar as campanhas de conscientização sobre a prevenção das arboviroses, utilizando diversos canais de comunicação.