Cidade veloz: Em autódromo revitalizado, Stock Car destaca Cascavel para o mundo
Quarta etapa da principal prova de automobilismo do Brasil foi marcada pela inauguração da revitalização do Autódromo Internacional Zilmar Beux que será certificado para receber a categoria F4 FIA em 2025
Cascavel (PR) – Cascavel foi destaque para mais de 150 países neste domingo (19) com a transmissão da quarta etapa da Stock Pro Car Series, que aconteceu no Autódromo Internacional Zilmar Beux. A prova marcou também a inauguração das obras de revitalização do autódromo.
Um dos problemas antigos que existia no autódromo era a cobertura inadequada da área de boxes. O espaço foi totalmente revitalizado, assim como a pista que, refeita, trouxe mais segurança aos pilotos.
“Nós consolidamos e terminamos um problema de décadas que tínhamos aqui, que é a falta da cobertura e da nova pista. E com isso, estamos no calendário oficial da Stock Car, temos a possibilidade de ter mais uma prova este ano e, a partir do ano que vem, inclusive eventos de nível internacional. Cascavel precisa cada vez mais se consolidar, mostrando o seu potencial e trazendo investidores para gerar renda e emprego”, afirmou o prefeito.
O vice-prefeito Renato Silva destacou que o autódromo é um orgulho para todos. “É um investimento que tem retorno para o automobilismo, para o desenvolvimento da cidade e que projeta a cidade. Hoje Cascavel está sendo vista por parte do mundo, mais de 160 países estão transmitindo essa corrida”, observou.
O secretário de Esportes e Lazer, Júlio Cesar Raizel da Cruz, disse que a data de hoje é importante para Cascavel e ressaltou que as obras de modernização transformaram o autódromo de Cascavel em um dos melhores do Brasil. “Isso, com certeza, atrai vários eventos para Cascavel que fomentam a economia local, com geração de renda e emprego. É um avanço muito grande, não só para o automobilismo, mas para o município de Cascavel como um todo”, enfatizou.
Lincoln Oliveira da Silva, coordenador da Stock Car, destaca com propriedade a modernidade do autódromo, tendo visto antes e depois da reforma. “O que a gente viu foi um trabalho super eficiente onde as equipes e a organização gostaram bastante e ficou com padrão internacional. Super importante porque nós estamos sempre buscando as pistas e a segurança para os pilotos, as equipes, o público e agora, com essas reformas, conseguimos trazer o evento com maior facilidade e segurança”, destacou.
Lincoln informou ainda que o autódromo receberá certificação para a categoria F4 FIA a partir do próximo ano.
Para o presidente do Automóvel Clube de Cascavel, Edson Massaro, os investimentos feitos no autódromo eram esperados havia 20 anos. “Desde que foi feito, não foi concluída a obra, ficou com essa cobertura para se fazer. E agora o prefeito Paranhos, graças a Deus, conseguiu fazer duas coisas maravilhosas para nós: uma pista fantástica, com asfalto fantástico, e agora a segunda etapa que é a entrega dessa cobertura. Uma cobertura que vai servir não só para o automobilismo, mas também para eventos no município, e isso aqui é a identidade de Cascavel”, ressaltou.
O secretário de Obras Públicas, Sandro Rocha Rancy, que coordenou as obras no autódromo, destacou que o autódromo hoje contribui para o fortalecimento da rede hoteleira e da gastronomia em Cascavel. “E essa cobertura não é só mais uma cobertura, ela resolveu um problema muito antigo. Hoje nós podemos dizer que temos um centro de convenções alternativo, onde você pode fazer inúmeros eventos”, disse.
Pedro Muffato, piloto da Truck, também elogiou a modernização do espaço de automobilismo. “Nosso autódromo hoje não deixa a desejar nada a ninguém no Brasil e até no mundo. É um autódromo de primeiro mundo”, classificou.
Na estapa deste domingo, todos correram pelo Rio Grande do Sul em um evento solidário para auxiliar as vítimas das enchentes.
Fotos: Vanderlei Faria/Secom e Vanderley Soares