PARANÁ

Curitiba apresenta ações para o envelhecimento saudável em seminário estadual

A Diretora de Planejamento, Pesquisa e Inovação do Imap, Adriana Santos, apresenta as políticas públicas da prefeitura de Curitiba, no 1o. Seminário Paraná Amigo da Pessoa Idosa. –  Foto: José Fernando Ogura/SMCS

Curitiba (PR) – Curitiba foi um dos 35 municípios paranaenses a partilhar iniciativas em prol dos idosos no 1º Seminário Paraná Amigo da Pessoa Idosa, aberto nesta terça (12/9), no Palácio das Araucárias, pela Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa em parceria com a Escola de Gestão do Paraná.

Isenção tarifária no transporte público, as calçadas acessíveis do programa Caminhar Melhor (que integra o Programa de Mobilidade Urbana da gestão Rafael Greca), a consolidação do Hospital do Idoso Zilda Arns e a crescente participação em ações de esporte, lazer e qualidade de vida estão entre os exemplos de atenção ao segmento ofertados pela Prefeitura.

O seminário reúne os municípios paranaenses que integram a Rede Global de Cidades e Comunidades Amigáveis às Pessoas Idosas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e os que estão em processo de adesão.

Reconhecimento do cuidado

Curitiba é a mais nova cidade a integrar a Rede. A carta de intenção, assinada pelo prefeito Rafael Greca, foi entregue em dezembro de 2022 e em apenas três meses, em março de 2023, Curitiba recebeu a certificação de Cidade Amiga da Pessoa Idosa.

Segundo a consultora para o envelhecimento saudável da OPAS/OMS, Maria Cristina Hoffmann, a agilidade no andamento do processo é resultado de um reconhecimento do cuidado de Curitiba com os idosos.

“Curitiba possui uma estrutura que se destaca em iniciativas para população idosa e a articulação de serviços que o município desenvolveu nesse curto espaço de tempo, de dezembro a março, serve de exemplo para muitos. A disposição de seguir melhorando a partir da escuta dos idosos e da integração de políticas públicas é referência”, elogia a consultora.

Uma das principais ações municipais para a integração na rede foi uma consulta pública, realizada entre fevereiro e maio deste ano, que ouviu 2.243 pessoas – entre idosos, familiares e profissionais – sobre as demandas da pessoa idosa em Curitiba. A pesquisa delimitou as necessidades do segmento. As informações serão usadas para a elaboração do Plano Municipal da Cidade Amiga das Pessoas Idosas.

“Para Curitiba, a certificação é um reconhecimento por tudo aquilo que já faz. Nossa adesão foi veloz, pois muitos dos passos técnicos que precisávamos dar já estavam encaminhados e o prefeito Rafael Greca é entusiasta da ação. Então, tudo foi feito com objetividade”, explica a diretora de Planejamento, Pesquisa e Inovação do Imap (Instituto Municipal de Administração Pública), Adriane Santos.

Troca de experiências

Em todo o Brasil, há 32 municípios na Rede Global de Cidades e Comunidades Amigáveis às Pessoas Idosas e 24 deles estão no Paraná. Além dos integrantes, participam do evento 11 em processo de adesão. O seminário estimula o fortalecimento de políticas para o envelhecimento ativo e saudável por meio da troca de experiências com apresentações dos projetos de sucesso de cada cidade.

A coordenadora de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa e vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso, Adriana Oliveira, explica a importância dessa troca, “O estado não trabalha sozinho, os municípios estão aqui hoje para desenvolver cidades para todas as idades. É o momento para consolidar as políticas públicas em prol da pessoa idosa”.

Programação do 1° Seminário Paraná Amigo da Pessoa Idosa com Maratona de Ideias – Idheaton

12/9 – 8h30 às 17h – Palácio das Araucárias
Palestras e apresentações

13/09 – 8h às 17h15 – Colégio Estadual do Paraná
Ideathon

SMCS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *