De barreado a entrevero de pinhão: Expo Turismo Paraná reúne diversos pratos típicos
A Expo Turismo Paraná 2025, que segue nesta sexta-feira (28), reúne profissionais do setor, agentes de viagens de todo o Brasil, empresários, gestores públicos e especialistas em turismo, oferecendo dois dias intensos de networking, negócios e capacitação.

Pratos típicos da culinária paranaense preparados por reconhecidos chefs de cozinha, além de vinhos e cervejas produzidos no Estado são a atração do estande do Governo do Estado na ExpoTurismo Paraná.
A Expo Turismo Paraná 2025, que acontece no Viasoft Experience, na Cidade Industrial de Curitiba, segue nesta sexta-feira (28) e reúne profissionais do setor, agentes de viagens de todo o Brasil, empresários, gestores públicos e especialistas em turismo, oferecendo dois dias intensos de networking, negócios e capacitação.
Parceria da Secretaria do Turismo (Setu-PR), apoiadora oficial do evento, com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a Arena Gastronômica, integrada ao estande do Estado, abriu a programação de quinta-feira com degustação de cervejas da Associação das Microcervejarias paranaenses (Procerva) e de vinhos da Associação dos Vitinicultores do Paraná (Vinopar).
O público e turistas puderam degustar pratos como Entrevero de Pinhão, Risoto de Camarão, Barreado, entre outros. “A gastronomia e o turismo são cúmplices na atração e promoção turística”, disse o secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos. “O turista gosta de ser bem tratado e ter experiências diferentes do habitual. Por isso, a gastronomia é tão relevante, porque apresenta potenciais únicos, de várias regiões do nosso Paraná, e convida o turista a visitar o local”, afirmou.
Também estão sendo preparados pratos e degustações das Ostras de Cabaraquara (chef Hebert); Carne de Onça (chef Rafael Kula); e Pururuca com geleia de laranja (chefe Fernando Fernandes). Nesta sexta-feira, serão preparados e degustados Porco no Rolete (chef Jair Pagnussat); Frango na Telha (Guilherme Dois Vizinhos); Pierogue (chef Renato); e Pachola (chef Rodrigo Rechi).
O público que visita a Arena Show Gastronômica enaltece a experiência. “Maravilhoso. Estamos aqui para apreciar essa festa linda, que tem muita gastronomia boa”, disse Gislaine Ribeiro, de Cianorte, que visitou a feira nesta quinta-feira (27).
ENTREVERO
A iguaria remonta às origens da cultura do Sul do Brasil, o nome traduz o prato: é uma grande mistura de ingredientes, com carne bovina, pinhão, coração de galinha, tomates e outros itens. Douglas Pulperiando, chef responsável pelo preparo, falou sobre a oportunidade de apresentar o prato. “Essa é uma comida que reflete bem a cultura sulista, principalmente do Paraná. É com a culinária que atrai turistas, porque não existe turismo sem gastronomia”, disse.
RISOTO DE CAMARÃO
Os itens usados no preparo do risoto tinham um diferencial: os camarões eram 100% caiçaras, pescados nas águas do Litoral do Paraná, explicou o chef Eduardo Marcondes. O preparo também serviu como divulgação do Circuito Gastronômico de Matinhos, conhecido como Festival dos Camarões. O risoto foi servido com uma cachaça de Jatobá, da Cachaçaria Trevisan.
“Esse camarão que usamos é diferenciado, originário diretamente dos pescadores caiçaras. Uma honra poder estar apresentando a minha cultura nesse evento, uma forma de atrair mais visitantes para Matinhos”, afirmou Marcondes.
Lucas Lopes, de Matinhos, disse entender bem de risoto e achou fantástico ver a cultura pesqueira de seu município representada no evento. “Maravilhoso esse risoto eu adoro frutos do mar. Quem não visitar a ExpoTurismo perde uma grande oportunidade de conhecer a gastronomia do Litoral do Paraná”, disse
BARREADO
Quem apresentou o prato típico do Litoral paranaense foi o chef João Pedro Matsomoto. Para ele, é um privilégio mostrar o Barreado para turistas e pessoas de fora do Paraná. “Eu sou morretense e é um orgulho estar aqui apresentando algo que faz parte da minha vida. Morretes não existe sem o turismo e sem a gastronomia”, enfatizou.
Informações AEN