DESTAQUESPARANÁ

Depois de três anos, desfile de 7 de setembro volta a pintar as ruas de Guarapuava de verde e amarelo

Em razão da pandemia e do mau tempo, último desfile ocorreu em 2019. Neste ano, o evento foi realizado pela prefeitura de Guarapuava, por meio das Secretarias de Cultura, Turismo e Eventos, Trânsito e Transportes, Educação e Administração

Guarapuava (PR) – Desde o começo da manhã, os guarapuavanos já estavam enfileirados na Rua XV de Novembro para assistir ao desfile de 7 de setembro nesta quinta-feira. Contra o frio e o vento, os cidadãos presenciaram o hasteamento das bandeiras, a revista das tropas e o desfile das Forças Armadas e de Segurança, escolas estaduais e municipais, faculdades e muitos outros grupos e associações.

Conforme o prefeito de Guarapuava, Celso Góes, o desfile que comemora a Independência do Brasil é uma inspiração no fortalecimento do espírito cívico e na valorização das tradições.

“Este desfile não é apenas um evento; é um testemunho de nosso respeito pela independência e pela liberdade que nossos antepassados conquistaram com tanta dedicação e sacrifício. É um lembrete de que somos parte de uma nação vibrante, diversa e unida. Cada passo dado aqui representa nossa resiliência e determinação em face dos desafios que enfrentamos. Hoje, mais do que nunca, compreendemos o valor deste desfile, não apenas como uma celebração da independência, mas como uma celebração da nossa capacidade de nos adaptarmos e persistirmos”, pontou ou o chefe do executivo municipal.

O desfile das tropas começou às 9h, com as Forças Armadas, seguidas pelas demais Forças de Segurança, como a Polícia Militar, os Bombeiros e o SAMU. Depois disso, vieram as escolas, os CMEIs e as demais organizações. A finalização do desfile ocorreu pontualmente às 11h.

Antes do desfile, Rita Felchak, secretária municipal de Cultura, revelou suas expectativas:

“Estávamos ansiosos, pois há três anos não tínhamos um desfile de Sete de Setembro. E hoje, finalmente, chegou o dia, e está um dia lindo, ensolarado. Tudo está perfeitamente organizado e estamos totalmente preparados para este momento especial. Todas as entidades e escolas já estão posicionadas. Acredito que será um evento lindo, e tenho certeza de que aqueles que vierem assistir ficarão emocionados. A festa da independência é uma celebração para todos”, declarou.

A empolgação não ficou restrita só aos organizadores. Quem participou, também estava ansioso. “É a primeira vez que participo do desfile compondo a fanfarra. Estou muito empolgada e espero que tudo saia bem”, expressou a aluna do colégio Cívico Militar Manoel Ribas, Clara Stefany Oliveira, de 15 anos.

As expectativas foram superadas, conforme os participantes. Quem foi ao desfile, contou que apreciou. Lucina Moreira, de 62 anos, ressaltou a organização do evento. “Fazia tempo que eu não vinha. E valeu a pena. Tudo está muito bonito e organizado. Vim também pelo meu neto. Mas não só por isso. É bem gostoso assistir e hoje está muito lindo”, afirmou.

Marilene de Fátima Nunes Borges, avó de Jean Gabriel Nunes, de 15 anos, contou que é tradição na família assistir ao desfile, mas este ano está ainda mais especial. “Estou muito feliz por poder ter a oportunidade de assistir meu neto desfilar pela primeira vez. Já é tradição em nossa família assistir ao desfile cívico”, descreveu.

Secom/Guarapuava

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *