Dois Vizinhos: PF deflagra operação contra fraudes em benefícios previdenciários
Dois Vizinhos (PR) – Na manhã desta quarta-feira (22), a Polícia Federal deflagrou a operação “No Task” com o objetivo de desmantelar um esquema de fraudes em benefícios previdenciários no município paranaense de Dois Vizinhos.
As investigações, iniciadas no primeiro semestre deste ano, revelaram o envolvimento de um servidor do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS na concessão de benefícios com indícios de irregularidades, além da possível participação de sua esposa.
As fraudes consistiam na inserção de dados fictícios nos sistemas do INSS para complementar o tempo de serviço necessário ao reconhecimento do direito ao benefício previdenciário.
Foi cumprido um mandado de busca e apreensão na residência dos investigados, em atendimento à determinação judicial expedida pela 5ª Vara Federal de Foz do Iguaçu/PR.
A ação contou com o apoio da Coordenação de Inteligência da Previdência Social, vinculada ao Ministério da Previdência Social. Estima-se que o prejuízo ao INSS tenha superado os 4 milhões de reais, com base na identificação, até o momento, de 386 benefícios previdenciários.
A descoberta deste esquema fraudulento sugere uma economia potencial de mais de 28 milhões de reais aos cofres do INSS, considerando-se a expectativa de vida da população brasileira, segundo Tabelas de Imortalidade do IBGE.
O nome da operação “No Task” faz alusão à inexistência de demanda legítima nos sistemas de controle e concessão de benefícios do INSS.
Os investigados podem responder pelos crimes de inserção de dados falsos em sistema de informação, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Se condenados, as penas podem ultrapassar trinta anos.
Assessoria/PF