PARANÁ

Emoção marca a entrega de casas no Jardim Esmeralda

Famílias que tiveram suas casas consumidas por um incêndio em 2021 receberam hoje do prefeito Leonaldo Paranhos as chaves dos imóveis

Foto: Silvia Soluszynski/Secom

Cascavel (PR) – “Quase dois anos atrás, a gente perdeu tudo, e hoje estamos realizando um sonho.” A frase de Natanael da Luz mostra um pouco da emoção que tomou conta de 14 famílias no início da noite desta quarta-feira (20) ao receber as chaves da casa própria no Jardim Esmeralda, em Cascavel. Em novembro de 2021, essas famílias tiveram suas casas consumidas por um incêndio e só não ficaram desabrigadas porque o prefeito Leonaldo Paranhos determinou o acolhimento imediato. O Município pagou aluguel social enquanto as novas moradias eram construídas.

“Ficamos sem teto, o céu caiu em cima de nós. No momento era só desespero, não imaginava que Deus estava planejando algo melhor”, disse Denirce de Paula lembrando a noite do trágico incêndio em novembro de 2021. Ela comemorou a conquista do novo lar e ressaltou que já está com as louças e móveis encaixotados, prontos para a mudança.

O casal Josmara e Luiz Fernando Ramirez vão morar em uma das casas com os filhos Samuel Kelvin, Pablo Eduardo e Arthur Daniel. Eles também não esconderam a emoção em ter conquistado um lugar para morar. “A palavra é gratidão. A gente esperou bastante, lutou bastante e estamos aqui”, resume Josmara.

A emoção tomou conta, também, do prefeito Leonaldo Paranhos ao entregar as chaves. “É um dia muito importante; sempre que entregamos definitivamente uma casa, a gente fica feliz também”, afirmou.

O vice-prefeito Renato Silva disse que a sensibilidade do prefeito Paranhos e sua equipe foi o que levou à construção das casas com toda a infraestrutura necessária. “São famílias que foram atingidas, foram feridas por um acidente; hoje terão seu lar, sua casa, e a gente fica muito feliz e realizado por isso”, destacou.

De acordo com o presidente da Companhia de Habitação de Cascavel (Cohavel), Vinicius Boza, a construção das casas teve início em abril do ano passado. “Hoje essas famílias estão realizando o sonho da casa própria e recebendo as chaves do prefeito Leonaldo Paranhos”, disse.

Estrutura

As 14 unidades habitacionais que foram repassadas às famílias tiveram investimentos de R$ 1.285.041,96, recursos oriundos do Fundo Municipal de Habitação. Os terrenos possuem, em média, 180 m², e as unidades habitacionais contam com 40,99m². Elas possuem dois quartos, sala e cozinha conjugadas, além de um banheiro.

Além das casas, foi também executada a infraestrutura dos trechos das ruas Waldemira Neppel e Edite Elvira Sgarioni, que receberam pavimentação, drenagem, sinalização, paisagismo e arborização. O espaço ganhou, ainda, um parquinho infantil para as crianças brincarem. Foram investidos R$ 343.034,64 na estruturação do entorno das casas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *