PARANÁ

Escola Maria Fumiko Tominaga será revitalizada

Prefeito Leonaldo Paranhos e secretária Marcia Baldini assinam ordem de serviço para reforma e ampliação da unidade escolar no bairro Brasmadeira, que inclui a demolição do bloco mais antigo e construção de uma nova edificação com tecnologia modular

Divulgação

A Escola Municipal Professora Maria Fumiko Tominaga, localizada no bairro Brasmadeira, em Cascavel, está prestes a ganhar novas instalações. Na manhã de hoje (26), o prefeito Leonaldo Paranhos e a secretária de Educação, Marcia Baldini, assinaram a ordem de serviço para a reforma e ampliação da unidade escolar, que há mais de três décadas não passava por uma revitalização completa. A revitalização faz parte do programa Escola Feliz, que transformou a educação na rede municipal.

O projeto prevê a demolição completa do Bloco 1, a construção mais antiga da escola, e a construção de uma nova edificação com 832,42m². Além disso, o Bloco 2 passará por uma readequação completa.

“A Maria Fumiko é uma escola que tem 33 anos, geograficamente posicionada aqui na região norte. Nós já tínhamos feito alguns investimentos na educação nesta região, mas esta obra tem uma espera de muito tempo. Fizemos, há algum tempo, alguns investimentos, mas eram voltados para a manutenção de pequenos serviços”, afirmou o prefeito.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) optou pelo Sistema Construtivo Modular para a obra, uma vez que essa tecnologia permite uma execução mais rápida e eficiente, com menor impacto nas atividades escolares.

Etapas da obra

A obra será realizada em etapas, com a demolição do Bloco 1 sendo a primeira fase. Em seguida, será construída a nova edificação e, por fim, será realizada a reforma do Bloco 2. Durante todo o processo, a Prefeitura se compromete a minimizar os impactos nas atividades escolares.

A obra será executada pela Polibox Sistemas Construtivos Ltda, que venceu a licitação com o valor de R$ 8,8 milhões. O prazo para conclusão dos trabalhos é de oito meses a partir da emissão da Ordem de Serviço.

A secretária Marcia Baldini destaca que a reforma é, na prática, uma reconstrução da unidade escolar.

“Algumas salas de aula serão demolidas e reconstruídas pelo sistema modular, e as demais partes da escola passarão por uma reforma. Portas, janelas, piso, cobertura, parte elétrica, acessibilidade, normas do Corpo de Bombeiros, tudo isso será realizado”, ressalta a secretária Marcia Baldini.

A professora Maria Angela Webber Bhenck, diretora da instituição de ensino, destaca que a revitalização vai adequar melhor os espaços para os alunos. Ela explica que as crianças continuarão a estudar no espaço durante as obras.

“Nós estaremos adaptando as crianças no espaço do Tempo Integral. Temos um bloco com duas salas de aula e também o refeitório. E, logo na sequência, será inaugurada a Escola Transparência 2, e muitas crianças e familiares têm interesse em levar as crianças para estudar lá, porque é Tempo Integral”, explica.

Informações Prefeitura de Cascavel 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *