PARANÁSAÚDE

Francisco Beltrão inicia a vacinação contra a gripe na próxima segunda-feira

Francisco Beltrão (PR) – Na próxima segunda-feira, dia 25 de março, começa a Campanha de Vacinação Contra a Gripe. Em Francisco Beltrão a secretaria municipal de Saúde está com tudo organizado para imunizar a população. No período de 25 de março a 31 de maio a vacina estará disponível em todas as unidades de saúde da cidade. No interior será mantida de forma permanente nas unidades de Nova Concórdia, KM 20 e Assentamento Missões. Nos demais locais serão agendados dias específicos para a vacinação.

“Neste ano a vacina será disponibilizada mais cedo do que nos anos anteriores e isso é importante para que todos estejam imunizados antes do Inverno, período de maior incidência da gripe e das doenças respiratórias. Esperamos que todos que fazem parte do público alvo se imunizem, pois a vacina é o meio mais seguro de evitarmos mortes e internamentos”, alerta o secretário de Saúde, Manoel Brezolin. No caso de pessoas acamadas, familiares devem procurar a unidade de saúde mais próxima para o agendamento da vacina na residência da pessoa.

Terão acesso a vacina na rede pública os seguintes grupos: crianças de 6 meses a 4 anos e 11 meses; idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; gestantes e puérperas; professores do ensino básico e superior; povos indígenas; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; independentemente da idade; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

A gripe é uma infecção viral comum mas que pode ser fatal, especialmente em grupos de alto risco. Ela ataca os pulmões, o nariz e a garganta. Crianças pequenas, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa correm alto risco. Os sintomas incluem febre, calafrios, dores musculares, tosse, congestão, coriza, dores de cabeça e fadiga. A gripe é tratada principalmente com repouso e ingestão de líquidos para permitir que o corpo combata a infecção por conta própria. Analgésicos anti-inflamatórios também ajudam, mas a vacina anual é que previne a gripe e limita suas complicações.

Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *