Fumaça recorrente irrita a população de Cantagalo
Com frequência um verdadeiro cogumelo de fumaça escura toma conta do céu da cidade, na saída para o distrito de Cavaco
Cantagalo (PR) – Moradores de Cantagalo, principalmente na saída para o distrito de Cavaco, próximo a uma cooperativa local, estão inconformados com uma fumaça recorrente que com frequência toma conta do céu da cidade.
Segundo relatos, praticamente todas as semanas algo é queimado criando um volume de fumaça que afeta os moradores da região.
“É um forte odor, uma fuligem intensa, e aqui próximo tem crianças pequenas, pessoas de idade e pessoas com bronquite e asma”, conta uma mulher que está inconformada com a situação.
O assunto também foi debatido em um grupo de whatsapp local.
“Essa fumaça é direto todas as casas ao redor sofrem. Muita irresponsabilidade de quem está fazendo isso”, comentou uma internauta.
De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei 12.305 de 2010, em seu artigo 47 consta que é proibido a queima a céu aberto ou em recipiente, instalações e equipamentos não licenciados.
Além de ser proibido, é crime ambiental. Segundo a Lei nº 9.605 de 1998, que dispõe sobre sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, em seu artigo 54 consta que causar poluição atmosférica que provoque a retirada, ainda que momentânea, dos habitantes das áreas afetadas, ou que cause danos diretos à saúde da população estão sujeitos à pena de reclusão de 1 a 5 anos.