Geada pode atingir cidades do Planalto Sul de Santa Catarina
Epagri/Ciram prevê temperaturas próximas de 0°C e Defesa Civil alerta para ventos e risco de erosão costeira

Os catarinenses devem enfrentar uma nova queda de temperatura nos próximos dias. Segundo o Epagri/Ciram, órgão responsável pelo monitoramento climático no estado, há possibilidade de geada em áreas do Planalto Sul nesta segunda (20) e terça-feira (21).
A mudança no clima vem acompanhada de vento sul moderado, o que pode provocar agitação marítima e erosões costeiras, conforme alerta emitido pela Defesa Civil de Santa Catarina. As ondas podem chegar a até dois metros de altura, representando risco moderado para atividades de pesca, navegação e esportes náuticos.
Temperaturas em queda
Na segunda-feira (20), o sol predomina em grande parte do estado, especialmente no Oeste. Já entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte, pode ocorrer chuva fraca e isolada no início e no fim do dia devido à circulação marítima.
As temperaturas variam entre 6°C e 10°C em boa parte das regiões, enquanto no Planalto Sul os termômetros devem se aproximar do 0°C, com formação de geada. No Litoral, a mínima fica entre 11°C e 14°C, e as máximas podem atingir os 20°C durante a tarde.
Entre terça (21) e quarta-feira (22), o tempo segue firme em grande parte do estado. No interior, o sol predomina, e apenas no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Litoral Norte e leste do Planalto Norte há chance de chuva fraca e isolada.
A geada deve se concentrar apenas na terça-feira, nas áreas mais altas do Planalto Sul. Já nas demais regiões, o clima se mantém ensolarado e seco, com máximas acima dos 20°C no período da tarde.
Com informações do nsc total