PARANÁ

Guarapuava chega aos 204 anos como uma cidade moderna e aberta a novos horizontes

Diversas ações marcaram o ano do município que se consolidou como um dos maiores polos em inovação, economia, educação, saúde e infraestrutura

Guarapuava (PR) – No dia 9 de dezembro de 2023, Guarapuava, o maior município do Paraná em extensão territorial, completa 204 anos de sua fundação. Atualmente, a cidade se mostra como um dos melhores lugares para se viver no País.

Nos últimos anos, a onda crescente do agronegócio, do comércio, da indústria e da tecnologia tem instigado diversas empresas a conhecerem Guarapuava e criarem suas raízes no município, visto que a região garante o desenvolvimento de diversas atividades nas áreas. O número de pessoas que decidem morar na cidade também aumentou, tudo isso, devido à qualidade de vida que o município oferece.

“Guarapuava chega aos seus 204 anos com muito a comemorar. São mais de dois séculos de mudanças, transformação e reconhecimento. O ano de 2023 está terminando, mas os desafios continuam em nossa cidade. Há sempre espaço para o crescimento e o desenvolvimento. Este é o melhor momento do município, pois somos vistos por muitas pessoas do Brasil e do exterior. Diversas empresas dos mais variados setores têm buscado nossa cidade para se instalar. Somos reconhecidos pela valorização das pessoas e, sobretudo, pela valorização da mulher. Nosso município é um dos poucos que mantém a paridade com a distribuição igualitária nas secretarias e cargos de grande importância. Por isso, eu reforço que estamos no caminho certo. Este é o momento de celebrar mais um aniversário de nossa cidade”, destacou o prefeito Celso Góes.

 

CONQUISTAS

O dia 12 de janeiro de 2023 foi um dia histórico para Guarapuava, segundo Góes. Naquela data, foi dado posse ao secretariado municipal, primando pela paridade 50/50. Conforme o prefeito, primar pela equidade era um sonho antigo e que, finalmente, em seu terceiro ano de mandato, se tornou realidade.

“Aqui em Guarapuava, nós cuidamos das pessoas. Este é nosso objetivo, é a razão do nosso trabalho. Eu não venho de uma família de políticos, portanto, não tenho a intenção, tampouco a pretensão de deixar um substituto. Eu quero sim, fazer com que meu trabalho enquanto atuante no executivo municipal surta efeito e atenda aos anseios de todos. Primar pela paridade é fundamental para o bom andamento de todos os serviços do município e nós estamos fazendo isso. E não se trata de nenhum favor, é nossa obrigação. Cumprir com nosso papel enquanto gestor é prioridade e, por isso, destinamos às mulheres, a metade das Secretarias, bem como os cargos de grande importância no nosso município. O dia 12 de janeiro de 2023 foi um dia histórico para Guarapuava. Naquela data, demos posse ao secretariado municipal, primando pela paridade 50/50. Era, portanto, o início do nosso terceiro ano à frente do executivo municipal. Primar pela equidade será sempre nosso objetivo. No entanto, eu reforço aqui, que a destinação dessas Secretarias e dos cargos são sempre com base na competência de cada um desses agentes. Considero este um importante passo para a gestão pública, que insere a mulher no protagonismo que lhe é de direito, em seu papel fundamental, por meio da paridade. Há muito a ser feito, mas acredito que um grande e significativo passo já foi dado”, sublinhou Celso.

 

FESTIVAL

No fim do ano, Guarapuava também teve a economia movimentada com a presença de grandes eventos. O 1º Festival da Cevada e do Malte levou entre 60 e 70 mil pessoas ao Parque de Exposições Lacerda Werneck, durante os quatro dias de sua realização, movimentando mais de meio milhão de reais na economia local.

 

OBRAS

Apesar de todas as dificuldades causadas pela pandemia de COVID-19, a prefeitura de Guarapuava conseguiu desempenhar muitos trabalhos em 2023. A Avenida Beira Rio é uma das grandes obras na cidade, tanto em infraestrutura, quanto em investimentos. Localizada entre a PR-466 e a BR-277, no Bairro Industrial, a Avenida Beira Rio, é a maior obra viária da cidade dos últimos 30 anos, com recursos de mais de R$ 10 milhões. Será a mais importante via de integração da cidade que ajudará na redistribuição do fluxo de veículos pesados que vêm ou vão para o Norte do Estado.

“Moradores dos Bairros Xarquinho e Industrial, serão diretamente beneficiados pelo projeto que, além de contribuir para a mobilidade, levará beleza e segurança a todos. A Avenida Beira Rio não será apenas mais uma das tantas obras executadas em nossa cidade, mas sim, um trabalho de grande porte em se tratando de infraestrutura.  As pessoas poderão andar com segurança, principalmente aquelas que atravessam as rodovias diariamente”, afirmou o prefeito.

Também foram iniciadas as obras do Centro de Convivência do Idoso e da Casa da Mulher Brasileira. Estas, conforme a administração municipal, são construções importantes para o município, principalmente, para o público atendido diretamente por esses dois locais, no caso, a pessoas idosas e as mulheres guarapuavanas.

Com um investimento de mais de R$ 15 milhões na construção do prédio com 2.700 metros quadrados e capacidade para atender cerca de mil pessoas com mais de 60 anos, o Centro de Convivência do Idoso, que fica junto ao Parque das Araucárias, é outra grande obra do município. A estrutura conta com piscina aquecida, área para atividades físicas e esportes, espaço de cuidados com a beleza, meditação, salas de cursos e oficinas, um cinema, além de biblioteca.

Já a Casa da Mulher Brasileira, em breve, estará disponível para a população. Quando concluída a construção, o local será um centro de atendimento humanizado e especializado no suporte à mulher em situação de violência doméstica, reunindo no mesmo espaço, apoio jurídico, social e psicológico. Em Guarapuava, a estrutura da casa foi adaptada ao número de habitantes, portanto, a construída no município é a de tipologia III. Para essa configuração, além do atendimento jurídico, social e psicológico, o espaço contará com segurança pública presente, podendo ser da Delegacia da Mulher ou da Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar, a critério do governo do Estado. O objetivo da instituição é integrar os serviços da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres em um só local, evitando, portanto, a “revitimização”, ou seja, que ela volte a sofrer as mesmas agressões de antes. Com isso, é garantido um atendimento integral.

Outro local que é um verdadeiro canteiro de obras de revitalização é a Avenida Rubem Siqueira Ribas, que dá acesso à Vila Jordão. Cartão-postal da cidade, a região será inteiramente transformada. A melhoria, conforme a equipe técnica, irá garantir mais segurança aos motoristas, ciclistas e pedestres, priorizando a mobilidade na avenida que dá acesso ao Parque Recreativo Jordão. O projeto moderno foi elaborado pelo CEPLUHG (Centro de Planejamento Urbano e Habitacional de Guarapuava).

“Depois de revitalizada, a avenida será mais do que um ponto turístico de Guarapuava, pois além de valorizar o bairro, promoverá melhorias na qualidade de vida dos moradores daquela região”, ressaltou o prefeito.

A obra do viaduto sobre a linha férrea na Avenida Aragão de Mattos Leão também foi entregue em 2023. Além da construção da nova ponte, a obra se mostra como uma das mais modernas e seguras, com espaço destinado a pedestres, além de uma pista em concreto que permitirá a passagem dos veículos.

 Já o projeto Parques e Praças contempla diversas áreas da cidade, incluindo a Praça da Ucrânia, Praça Cândido Xavier, Praça Juscelino Kubitschek (praça da Unicentro), Parque do Lago, Parque das Crianças, entre outros locais.

As obras previstas incluem espaços para convivência de animais de estimação, readequação de calçadas, mobiliário urbano, quadras de areia, paisagismo, playgrounds adaptados, pista de BMX no Parque do Lago, e pista de skate no distrito da Palmeirinha. Quatro pet places integram os projetos de revitalização. Dois deles já foram entregues à população; o da Praça da Ucrânia e o da Praça Juscelino Kubitschek. As obras dos outros dois serão concluídas no primeiro semestre de 2024.

 

EDUCAÇÃO

Na área da educação, Guarapuava promoveu grandes avanços durante o ano de 2023. Unindo tecnologia ao ensino, a Secretaria Municipal de Educação lançou o Projeto Guará Gamer- Gamificação em Matemática, que tem como objetivo aplicar os conteúdos da disciplina de matemática de forma interativa e lúdica aos alunos do 5° ano da rede municipal de ensino.

Aliado a isso, o chefe do executivo municipal realizou, em 2023, a entrega de novos equipamentos tecnológicos para as unidades de ensino. Ao todo, 44 escolas e 27 CMEIs do município foram contemplados com uma impressora 3D, óculos de realidade virtual e placas Microbit (dispositivo programável que funciona como um pequeno computador).

Um novo CMEI também foi inaugurado este ano. A unidade de ensino fica na Rua Doutor Laranjeiras, e cumpre a demanda da região central do município.

Os grandes eventos para a área da educação também reuniram milhares de educadores. Com o tema: “Inovação e tecnologias aplicadas à educação”, o Educashow realizou a segunda edição em 2023. O objetivo principal do ato, foi possibilitar uma formação continuada de profissionais como professores, educadores infantis, orientadores pedagógicos, supervisores, coordenadores escolares, atendentes educacionais e demais funcionários das unidades de ensino.

Desde 2022, a SME promove, todas as terças-feiras, pelo canal da educação no Youtube, aulas on-line de inglês para estudantes dos quintos anos das escolas municipais, por meio do projeto Guará Kids, integrado ao programa Crer&Ser. São cerca de mil alunos beneficiados com a iniciativa e este ano mais um passo foi dado em benefício das crianças guarapuavanas.

Em 2023, o projeto Guará Kids deu mais um grande passo. Agora, juntamente com o centro de língua inglesa CCBEU (Centro Cultural Brasil – Estados Unidos) e a Embaixada Americana, firmaram uma parceria para promover aulas de inglês para doze alunos da rede educacional de Guarapuava com bolsas integrais.

Mas o ensino de línguas também se faz inclusivo para os que encontraram em Guarapuava um lar. A prefeitura, por meio da SME e do Centro de Atendimento Educacional Especializado Professora Albani Terezinha Alves (CAEE) promovem aulas de língua portuguesa para alunos estrangeiros. Por meio do Projeto “Bem-vindos Amiguinhos”, atualmente 21 estudantes de diferentes nacionalidades participam das aulas que têm como objetivo acolher e inserir os alunos vindos de outros Países que estudam na rede municipal de ensino.

A inclusão também está presente no uso das tecnologias. A Secretaria de Educação entregou seis novos Teclados Inteligentes Multifuncionais (TiX) para escolas da rede municipal de ensino. O aparelho vai auxiliar no atendimento e comunicação de alunos com deficiência, e possibilitar a acessibilidade e inclusão de crianças atendidas pelas escolas. Atualmente, a rede de ensino de Guarapuava conta com 57 salas de recursos multifuncionais distribuídas entre 44 unidades.

 

SAÚDE

Por causa da grande demanda de atendimentos de pacientes com COVID-19, no dia 19 de janeiro de 2022, a prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Saúde, lançou a assistente virtual SARA. O robô, que passou a integrar a Rede Municipal de Saúde, foi responsável por reduzir consideravelmente as filas de espera, sobretudo, de pacientes com suspeita do Coronavírus e, com isso, garantir a recuperação das pessoas, além de salvar muitas vidas.

Em 2023, o executivo municipal promoveu um grande avanço com o lançamento da versão 2.0 do sistema. A partir de agora, o robô SARA passa a atender a qualquer condição de saúde que permita a assistência virtual. Com isso, a população ganha em agilidade, conforto e segurança na hora das consultas.

Guarapuava ainda foi campeã em duas categorias no prêmio Gestor Público Paraná. Uma das vitórias se deu devido ao projeto Saúde Digital do qual o robô SARA faz parte. Gestores de outras cidades visitam Guarapuava para conhecer sobre o funcionamento e a dinâmica deste projeto de saúde pública.

“O setor de Saúde é prioridade em nossa administração e eu considero o SARA 2.0 como um dos grandes avanços para nosso município. Eliminamos as filas e agilizamos o tratamento de nossa população. As pessoas merecem este cuidado e todos os nossos esforços são canalizados para isto”, sublinhou Celso Góes.

A população também está consciente sobre a imunização. Somente em outubro, durante o dia D da Campanha Nacional de multivacinação, foram aplicadas 2.666 doses de vacinas. O Centro Municipal de Vacinação se mantém ativo atendendo a milhares de pessoas. Desde janeiro deste ano, foram aplicadas mais de 28.300 doses de imunizante. Destas, mais de 6600 foram contra a COVID-19 e outras cerca de 7850 doses de vacina foram contra a gripe (Influenza).

A Secretaria de Saúde de Guarapuava ampliou o horário de atendimento de seis Unidades Básicas de Saúde (UBS). Com isso, os postos dos Bairros Vila Carli, Vila Bela, Bonsucesso, Planalto, Morro Alto e Xarquinho II passaram então a atender até as 21h. Com os horários estendidos, foram registrados mais de  40 mil atendimentos somente nos primeiros três meses. O serviço de saúde contou ainda com a realização de um total impressionante de 54.636 consultas médicas em todas as unidades do município somente no mês de agosto.

 

INOVAÇÃO

Ainda em 2023, Guarapuava bateu recorde em se tratando de cidade mais inteligente do Brasil. O município, de acordo com um levantamento feito pela Conexis Brasil Digital e pela consultoria Teleco, ficou em 18º lugar no ranking nacional. De acordo com Celso Góes, a implantação do sinal 5G foi fundamental para o avanço da cidade no ranking.

Guarapuava também sediou, pela primeira vez, o 5º Encontro de Parques Tecnológicos do Paraná. O evento, que é de alto nível em se tratando de tecnologia,  tem o objetivo de fortalecer a colaboração e promover a troca de experiências, conhecimentos e oportunidades. Na ocasião, foi disponibilizado espaço para debates sobre parcerias estratégicas, investimentos em pesquisa e desenvolvimento, transferência de tecnologia, políticas de incentivo, marcos regulatórios e a relevância dos ecossistemas de inovação para o progresso regional.

No primeiro dia do Encontro, houve o comunicado do repasse de R$ 1.500.000 do governo do Estado para o município de Guarapuava. O investimento possibilita a criação de polos regionais de inovação em 10 municípios do Paraná. Cada cidade terá uma sede física específica, por meio da criação de uma agência regional de inovação.

O jovem ambiente de inovação de Guarapuava celebra grandes conquistas graças à conexão e parceria do poder público com outras instituições e empresas privadas. Um exemplo disso, reflexo das ações já consolidadas, foi o recente credenciamento de 11 ambientes inovadores no edital da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) e Secretaria de Estado da Fazenda (SEFA), ficando em 4ª lugar entre os municípios paranaenses com mais ambientes.

Em Curitiba, a prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, participou de um encontro sobre construções sustentáveis em madeira engenheirada. O evento, que foi realizado no Campus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), articula uma mobilização de diversos atores para o desenvolvimento dessa cadeia produtiva no Estado.

A iniciativa foi benéfica para o município, uma vez que Guarapuava foi selecionada pelo governo do Estado e será o centro de pesquisas de Tecnologia da Madeira Engenheirada. O sistema será aplicado na construção civil.

“Guarapuava possui grandes inventários florestais e a indústria madeireira é muito forte em nossa região. Por isso, queremos criar metodologias de construções que agreguem valor à matéria-prima da madeira. Já existem prédios, hotéis feitos com madeira e queremos trazer essa realidade também para a nossa região, gerando emprego e sustentabilidade, além de nos tornarmos referência no Brasil nesta metodologia”, salientou o prefeito Celso Góes.

Em um momento considerado de grande importância para todos, o prefeito de Guarapuava avalia que há sempre espaço para mudanças e melhorias. Ele disse acreditar na inovação como fator fundamental para o desenvolvimento do município em todos os setores. Conforme Celso Góes, o progresso que chega é resultado dos esforços de muitos e, por isso, destaca que é preciso acreditar sempre e pensar no coletivo.

“Há mais de dois séculos, Guarapuava nascia para se tornar referência ao Paraná e ao Brasil. São 204 anos de transformação e progresso. O que antes era só sonho, hoje se tornou a mais bela de todas as realidades. Nossa cidade é uma estrela que brilha e aponta os caminhos da prosperidade. Este é o resultado do trabalho do nosso povo acolhedor que promove essa transformação, todos os dias. Neste momento de alegria, nos rendemos à beleza e acolhida do melhor lugar para se viver! Parabéns, Guarapuava pelos seus 204 anos de história”, finalizou Góes.

Secom/Guarapuava

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *