PARANÁ

Guarapuava estabelece normas para reformas nos cemitérios

Guarapuavanos têm até a próxima sexta-feira (20) para protocolar pedido de realização de serviços. Resoluções foram instituídas com a Portaria nº 1565, de 3 de outubro deste ano

Guarapuava (PR) – Com a proximidade do Dia de Finados, a cidade de Guarapuava está se mobilizando para assegurar que seus cemitérios estejam bem conservados e ordenados. Nesse sentido, a administração municipal estabeleceu uma série de diretrizes para obras e serviços durante esse período especial.

 

Autorização para obras em cemitérios

Um dos principais pontos é a necessidade de solicitar autorização para realizar obras, reformas e pinturas nos jazigos dos cemitérios municipais. Essa autorização deve ser requerida diretamente na Central de Triagem (Rua Capitão Frederico Virmond, 1948).

De acordo com as diretrizes, o pedido de autorização deve ser protocolizado até o dia 20 de outubro de 2023. Além disso, é fundamental anexar documentos pessoais do requerente e documentos comprobatórios do título de concessão. Para garantir a ordem, todos os reparos nos túmulos e serviços de pintura devem estar concluídos até o dia 28 de outubro de 2023. Além disso, o período entre os dias 29 e 31 de outubro de 2023 está reservado exclusivamente para a limpeza geral.

 

Comercialização no Dia de Finados

Outro aspecto regulamentado é a comercialização no Dia de Finados. A fim de garantir um ambiente organizado e respeitoso nos cemitérios, apenas os comerciantes que se cadastrarem junto ao Departamento de Alvará do Município de Guarapuava terão permissão para vender produtos ou serviços a uma distância de 10 metros dos portões dos cemitérios. Qualquer descumprimento a essa norma resultará em penalidades de acordo com a legislação municipal.

 

Gestão de materiais

Qualquer material deixado nos cemitérios após a data estabelecida nas diretrizes e que não seja retirado pelos responsáveis será recolhido pelo Município para posterior descarte. Isso visa a manter a organização e a limpeza para os dias de visitação.

 

Serviço

Para obter informações detalhadas sobre essas diretrizes e como cumpri-las, os interessados podem acessar conferir a portaria completa AQUI, ou entrar em contato com a Central de Triagem pelo telefone (42) 3142-1111.

O endereço da Central é Rua Capitão Virmond, 1948.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *