PARANÁ

Guarda Municipal de Cascavel se capacita para operar Veículo Blindado Leve

Instrutores do Depen Federal, especialistas que já possuem experiência operacional com esse tipo de veículo, têm orientado os membros da Guarda Municipal durante o treinamento

Divulgação

A Guarda Municipal de Cascavel concluiu nesta quinta-feira (14) um curso pioneiro em parceria com o Departamento Penitenciário Federal (Depen), habilitando quatro de seus membros a operarem o Veículo Blindado Leve (VBL).

O VBL, doado à Guarda Municipal por uma empresa de transporte de valores, será um reforço para as operações de segurança na cidade. O processo de doação está em andamento, e estima-se que até o meio do próximo ano esse veículo já esteja em atividade.

Os instrutores do Depen Federal, especialistas que já possuem experiência operacional com esse tipo de veículo, têm orientado os membros da Guarda Municipal durante o treinamento.

Além disso, os membros da GM envolvidos na Ronda Ostensiva Municipal (Romu) estão se especializando junto às Guardas Municipais de Arapongas, Foz do Iguaçu, São José dos Pinhais e Porto Alegre. Esses cursos, realizados por meio de parcerias entre as guardas participantes, contam com instrutores experientes de diferentes áreas policiais, incluindo delegados da Polícia Federal, Polícia Civil, policiais penais estaduais e federais, além de policiais rodoviários federais.

É importante ressaltar que os cursos são voltados para voluntários devido ao nível de esforço e risco exigidos, não acarretando custos para o Poder Público. Os membros da Guarda Municipal estão demonstrando um comprometimento notável em se capacitar, visando aprimorar suas habilidades em benefício da comunidade de Cascavel.

Destaca-se também que uma guarda municipal em Cascavel, é a única agente de GM feminina com treinamento que a capacitou para ministrar aulas em diversos tipos de armas, desde pistolas 380 até 556 ou 7,62 mm. Além disso, um membro da GM alcançou o 2º lugar no intensivo da Romu (Ronda Ostensiva Municipal) em Porto Alegre, evidenciando a qualidade e preparo dos profissionais da Guarda Municipal de Cascavel.

(Secom)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *