DESTAQUESVARIEDADES

Magia do balé Guaíra atrai mais de 3 mil pessoas à abertura do 33º Festival de Dança de Cascavel

Abertura teve a apresentação do Balé Teatro Guaíra que trouxe a Cascavel o espetáculo “Lendas Brasileiras”

Foto: Vanderlei Faria/Secom

Cascavel (PR) – As apresentações da pré-abertura e abertura da 33ª edição do Festival de Dança de Cascavel levaram cerca de 3 mil pessoas ao Teatro Municipal Sefrin Filho entre sexta-feira e domingo. E quem foi, voltou encantado com a apresentação do espetáculo “Lendas Brasileiras”, uma superprodução do Balé Teatro Guaíra, que pela primeira vez deixou a Capital para uma apresentação no interior do Paraná. O evento atraiu, também, espectadores de cidades vizinhas.

O prefeito Leonaldo Paranhos, que esteve no domingo (1) no Teatro Sefrin Filho para assistir “Lendas Brasileiras”, afirmou que Cascavel está vivendo um momento especial com o Festival de Dança e destacou o envolvimento da sociedade com a cultura.

“Cascavel vive um momento especial na cultura. Quero aqui registrar o reconhecimento ao secretário Jefferson Lobo, a toda a nossa equipe e, claro, agradecer à população de Cascavel, que tem dado também a contribuição e a participação, porque se estamos fazendo isso, é exatamente para a população de Cascavel. Uma semana bastante movimentada e vale a pena a comunidade participar”, ressaltou.

O vice-prefeito Renato Silva acompanhou o espetáculo que marcou a abertura do evento e destacou que a cultura mexe com a alma e o espírito. Para ele, é um orgulho para a cidade trazer uma grande apresentação como essa. Renato lembrou que, em 1988, assistiu ao famoso espetáculo Cats, na Broadway, e foi enfático na comparação. “É tão fantástica quanto,  a apresentação do Teatro Guaíra hoje aqui em Cascavel”, destacou.

Para o secretário de Cultura e Comunicação, Jefferson Lobo, a abertura foi uma inspiração para os cerca de 1.200 bailarinos que passarão por Cascavel durante o Festival de Dança. Lobo destaca que Cascavel não tem a cultura apenas como um instrumento de realização de eventos, mas de transformação social.

“Para nós é sensacional, é emocionante e uma honra receber o Guaíra no nosso palco. E que isso seja o estímulo para que essas crianças, jovens, adolescentes, adultos, profissionais, possam embalar ainda mais a sua carreira e a sua trajetória dentro da dança. A dança, junto com as outras artes, é aquilo que inspira, que transforma as pessoas”, enfatizou.

Luiz Fernando Bongiovanni, diretor do Balé Teatro Guaíra, destacou a presença do público e a parceria com a Prefeitura.

“A gente fica muito feliz em ver a casa cheia, vibrante. De alguma maneira, a gente sabe que essa parceria entre o Estado e a Prefeitura é uma parceria que o Centro Cultural Teatro Guaíra quer levar adiante para conseguir descentralizar a cultura e levá-la para todos os cantos do Paraná. Ficamos contentes com a acolhida que a gente teve aqui em Cascavel.

E quem foi ao teatro assistir ao espetáculo voltou maravilhado com a apresentação. É o caso da jovem Maria Eduarda. “Eu adorei. É muito lindo, eu adorei todas as lendas, foi maravilhoso”, disse. “A criatividade deles para fazer uma apresentação inexplicável, espetacular”, comentou Eloisa ao deixar o teatro. “Gente, esse espetáculo foi incrível, um dos melhores espetáculos que eu já vi. Esse tema de lendas brasileiras é um tema muito especial tanto para mim quanto para todos os brasileiros”, destacou Ana Gabriely.

O 33º Festival de Dança segue até o dia 6 de outubro levando uma experiência única para os entusiastas da dança. Este é um encontro de talentos, escolas de dança, grupos e companhias que desejam compartilhar sua paixão e criatividade com o público.

Secom/Cascavel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *