PARANÁ

Mais de 500 alunos participam de cerimônia de formatura do Proerd em Guarapuava

O programa é uma parceria entre a prefeitura de Guarapuava e a Polícia Militar do Paraná

Foto: Secom/Divulgação

Guarapuava (PR) – Nesta terça-feira (12), entre os períodos da manhã e tarde, mais de 500 alunos participaram da cerimônia de formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) no Espaço Fiori. A iniciativa é promovida pela Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, em parceria com a Secretária Municipal de Educação (SME) de Guarapuava.

A solenidade contou com a presença de autoridades, entidades civis e militares, pais e Proerdianos de escolas públicas e privadas de Guarapuava.

“Estas turmas se formaram e aprenderam exatamente como agir de agora para frente. No ano que vem, essas crianças vão mudar de escola e precisam estar preparadas para tomar as decisões corretas. Neste projeto, os policiais militares e professores ensinam o que há de melhor contra a violência, contra as drogas, contra o bullying nas escolas. De agora para frente, eles estão entregando essas turmas para os pais de volta, e são eles que precisam levar isso adiante para a continuidade desse brilhante trabalho que combate tantos males”, destacou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.

O Secretário de educação, Pablo de Almeida, também sublinhou a importância da família no processo de prevenção.

“O Proerd é uma engrenagem que para que possa verdadeiramente dar certo, ele precisa de três grandes personagens. A Polícia Militar, que hoje termina o papel nesse processo, a escola, que continua trabalhando todas essas questões, e, principalmente, a família, que assume a responsabilidade de entregar amor, carinho, comprometimento e gerar nessas crianças a segurança e lembrar que é em casa, no seio da família, que eles vão encontrar o que verdadeiramente precisam, e não nas ruas. Então, toda essa engrenagem precisa estar ajustada para que a gente possa construir nossos futuros cidadões”, salientou.

Histórico

A atividades do Proerd começaram em 1983, quando o programa de parceria entre Los Angeles, nos Estados Unidos e o distrito escolar daquela cidade recebia o nome de DARE (Drug Abuse Resistance Education). O esforço cooperativo foi guiado por estatísticas que mostraram a alta eficiência do programa de prevenção, baseado na tomada de decisão, estabelecimento de valores, redução de problemas e estilos de vida positivos. O Brasil utiliza o currículo “Caindo na real”, nos quintos anos do ensino fundamental, com o objetivo de auxiliar a escola, a família e as crianças a desenvolverem habilidades para lidar com desafios do dia a dia.

“O Proerd passa para as crianças ferramentas para que elas possam fazer boas escolhas. Desta forma, todos do grupo se tornam bons cidadãos, que não vão dar problema na sociedade e que vão saber fazer boas escolhas. Não é apenas sobre dizer não às drogas, mas sobre dizer sim à vida. Fazendo escolhas adequadas, com saúde, alimentação, divertimento, amizades e valores familiares, tudo ganha novo sentido. É uma série de situações que o programa aborda em cada lição. Toda vez que a criança estiver diante de um problema, de uma situação, de uma oportunidade, ela tem condições de saber qual é a melhor opção. Nós falamos sobre as consequências da bebida alcoólica e do cigarro, pressão dos colegas, porque sabemos que muito dessa juventude acaba indo para mundo das drogas por pressão. Falamos sobre como lidar com a tensão e a importância da comunicação, sobre o bullying. A criança, às vezes fica sozinha, se sente sozinha, então a gente apresenta para ela essa rede de ajuda, que ela pode buscar com seus familiares, amigos, enfim, com quem eles estão mais próximos”, ressaltou o Cabo Celso Luiz Calisário, da Polícia Militar.

Durante as aulas, múltiplas atividades de conscientização foram desenvolvidas. Na solenidade desta terça-feira, os alunos que se destacaram na elaboração de uma redação, foram premiados pela equipe do Batalhão. Sarah Isabelle Bianco, da escola municipal Padre Estanislau Cebula, desenvolveu o melhor texto da sua turma, o 5° ano B. Em sua atividade, ela contou sobre as ações e atividades do Proerd feitas em sala, e afirmou que o programa vai fazer parte da sua jornada.

“O Proerd é uma aula que fazemos na infância para nos ajudar a tomar decisões certas e seguras. Aprendemos também sobre os efeitos das drogas, bebidas e cigarros, e que tudo que fazemos tem consequências boas e ruins. No ano que vem, vamos para uma escola nova, com pessoas novas e alunos mais velhos que podem fazer pressão para que a gente faça algo que não queremos. Eu vou usar o Proerd para toda minha vida e tomar decisões seguras”, citou.

Os alunos dançaram, cantaram, realizaram o juramento e os Proerdianos destaques receberam medalhas e certificados, representando suas turmas. Além disso, a formatura era solidária. Os alimentos arrecadados como doação dos participantes devem ser destinados a instituições de caridade de Guarapuava.

Secom/Guarapuava

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