PARANÁ

Marcia destaca a importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos

Secretaria de Eduação destacou na tarde desta quarta-feira o indicador de aprendizagem criado para avaliar os alunos do 2º, 3º e 4º anos. O Prova Cascavel será estendido, também à Educação Infantil

Cascavel (PR) – A secretária de Educação, Márcia Baldini, destacou nesta quarta-feira (23) a importância dos pais na vida escolar dos filhos. Ela enfatiza que uma hora por dia os pais precisam incentivar os filhos a ler um livro ou praticar outra atividade, como as tarefas escolares do aluno. “Quando família e escola caminham juntos, os resultados só podem ser os melhores para nossos alunos”, afirma a secretária.

A pandemia trouxe reflexos sérios na aprendizagem em todo o Brasil, e isso aumenta ainda mais a necessidade do acompanhamento dos pais na aprendizagem dos filhos.

Para reverter a situação e auxiliar os alunos com mais dificuldades de aprendizagem, a Secretaria de Educação irá promover aulões aos sábados como forma de reforço escolar. Segundo a diretora do Departamento Pedagógico, Rosane Brandalise Corrêa, haverá um atendimento mais individualizado aos alunos com algum grau de deficiência de aprendizagem.

Além do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e do Prova Paraná, Cascavel possui um indicador de aprendizagem próprio desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), o Prova Cascavel. As avaliações são elaboradas pelo Núcleo de Avaliação e Monitoramento da Aprendizagem, instituído em 2023 e responsável por implementar as avaliações em larga escala da Semed.

De acordo com a secretária Márcia Baldini, o sistema é uma ferramenta importante para avaliar os níveis de aprendizagem e, consequentemente, desenvolver ações para fortalecer a principal função da escola pública, que é transmitir e levar o aluno a absorver o conhecimento científico que lhe é passado.

 

IdeCvel

A partir das respostas dos alunos, é calculado o IdeCvel (Índice de Desenvolvimento da Educação Pública Municipal de Cascavel), um indicador educacional municipal que complementa o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), de abrangência nacional, e o IDEPR (Índice de Desempenho Escolar do Paraná), de abrangência estadual.

Uma das novidades do Prova Cascavel é que os pais de alunos passarão a ter acesso ao desenvolvimento dos filhos. O sistema de avaliação para o 2º, 3º e 4º anos é em tempo real. A avaliação será estendida também para a Educação Infantil.

Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *