MARCO: Sonho de mais de 30 anos da comunidade, construção da nova Ponte do XIV de Novembro começa em Cascavel
Além da obra de drenagem, readequação também prevê o alargamento da pista, o que trará mais mobilidade para as mais de 25 mil pessoas que trafegam pela região

Depois de mais de 30 anos de espera, teve início hoje (12) as obras de construção da nova ponte sobre o Rio Quati, no acesso ao bairro XIV de Novembro, zona sul de Cascavel. Uma demanda reivindicada pela comunidade da região.
A obra tem prazo de execução de 180 dias. Neste período, a Rua Souza Naves Sul, estará interditada para o trânsito de veículos e pedestres. “Isso aqui é uma necessidade de anos, é um dos gargalos viários do nosso Município. A gente precisa agora da compreensão da comunidade para que essa tão sonhada obra flua rapidamente. Serão praticamente seis meses de obra. O tempo passa rápido, mas a gente sabe que haverá transtornos e descontentamento, mas este é o preço do desenvolvimento. A obra vai trazer também mais progresso, mais valorização a essa região e vai facilitar o ir e o vir de toda a população”, disse o prefeito Renato Silva, que acompanhou o início das obras.
Mais de R$ 6,7 milhões serão investidos neste projeto, com recursos do Banco Fonplata, através de um empréstimo internacional que o Munícipio fez para resolver e este problema de infraestrutura.
O secretário de obras, Sandro Camilo Rocha Rancy, explicou que serão feitas, além da ponte nova com 22 metros de largura e 16 de extensão, que dará uma vazão de 50 metros quadrados ao Rio Quati, quatro pistas de acesso ao bairro, sendo duas de entrada e duas de saída, calçadas dos dois lados, largas e acessíveis, que vão facilitar o trânsito de pedestres. A obra de mobilidade vai desafogar o trânsito no local , por onde passam diariamente cerca de 25 mil pessoas, moradoras dos bairros XIV de Novembro e Quebec. “A ponte atual que estamos demolindo possui 12 metros de extensão por cinco metros de largura e capacidade de 10 metros de vazão. A nova estrutura que estamos fazendo terá cinco vezes mais capacidade de vazão de água. Ao longo de mais de 30 anos a ponte passou por reformas, mas a cidade cresceu e a área impermeabilizada também e hoje não tem mais condições de suportar o volume de água que vem da região central da cidade”, detalha Sandro.
O início da construção da nova ponte, já é a segunda fase desta obra, sendo a primeira, a implantação do canteiro de obras onde as vigas que darão sustentação à estrutura já estão todas prontas, bem como a ferragem que será usada na armação.
“Estamos muito contentes com a obra, agora é ter um pouquinho de paciência. Nós moradores, os motoristas que vão ter que fazer umas mudanças no trânsito para poder entrar e sair do bairro, teremos que compreender a situação, mas vai ser por pouco tempo e depois tudo vai valer a pena”, avalia o vereador, Sadi Kisiel.
Durante o período em que a Rua Souza Naves Sul estiver fechada, os usuários poderão utilizar como saída do bairro XIV de Novembro, o bairro Guarujá e uma saída construída a quatro mãos entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Transitar, Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e governo municipal, que é um prolongamento da mão inglesa da trincheira do Cowboy, estendendo até a Rua Augusto Gomes de Oliveira. “Então a pessoa querendo sair com segurança, com facilidade pode procurar sair ainda pelas ruas União e Augusto Gomes de Oliveira, acessar a mão inglesa, por baixo da trincheira com segurança, até sair na Rua Mila”, explicou o secretário de obras Sandro Rancy.
“ Hoje nós estamos vendo um sonho sendo realizado. Em seis meses, terá tudo novo e com certeza, com qualidade e teremos mais qualidade de vida”, frisou o vereador Cidão da Telepar, que mora nesta região da cidade e acompanhou o início das obras.
Atenção: ao passar pela região em obras, redobre a atenção e respeite a sinalização. A PRF e a Transitar prestarão apoio ao trânsito na área, orientando os motoristas.
Informações Prefeitura de Cascavel