Moradores comemoram conquista da casa própria no Gralha Azul em Cascavel
Cascavel (PR) – O prefeito Leonaldo Paranhos entregou, na tarde desta quarta-feira (31), moradias para 18 famílias no Jardim Gralha Azul. Os imóveis foram edificados pela Companhia de Habitação de Cascavel (Cohavel). As casas foram construídas com recursos do Fundo Municipal da Habitação e têm como objetivo proporcionar um ambiente seguro e adequado para essas famílias, que estavam expostas a situações de perigo em suas moradias anteriores.
Paranhos destaca que a construção das moradias faz parte do Programa Municipal de Habitação e lembrou que em parceria com o Estado estão sendo construídas outras 1973 moradias.
“As pessoas precisam de casa, de um lugar para morar, de um espaço que elas possam chamar de seu, colocar seus filhos, seus parentes, todos na casa. Algo que me realiza muito é entregar habitação para as pessoas”, enfatiza o prefeito.
Parte dessas famílias foi selecionada por conta de uma área específica onde estavam localizadas, contando com quatro nascentes e, inclusive, havia uma ação judicial solicitando a retirada dessas famílias. A prefeitura, sensível à situação, optou por realocar essas famílias para moradias seguras e sustentáveis, garantindo também a preservação do meio ambiente local.
Além disso, outras famílias que residiam em uma área no bairro Santa Cruz foram contempladas com as novas moradias. Essa ação possibilitou que elas deixassem o espaço onde viviam, abrindo caminho para a ampliação do Parque Linear do Santa Cruz.
O presidente da Cohavel, Vinicius Boza, destaca a facilidade que as pessoas terão para pagar por um imóvel de qualidade.
“As casas entregues pela Cohavel são bem estruturadas e oferecem condições dignas de moradia para as famílias. O pagamento das unidades poderá ser feito em 360 parcelas de 400 reais, sem a necessidade de entrada inicial”, afirma.
O vice-prefeito Renato Silva destacou o cuidado do governo municipal com as pessoas. “Nós temos muita luta pela frente e não podemos nos dispersar enquanto houver um só cidadão sem casa para morar”, afirma.
Vida nova
Arlindo Astresse não escondia a alegria de receber as chaves da casa nova. Disse que hoje pode sorrindo dizer “essa casa é minha” e agradeceu a Deus, ao prefeito Paranhos e a todos que contribuíram pela conquista.
“Graças a Deus a conquista chegou. Oremos muito para chegar esse momento. É um momento de grande vitória, de muita alegria, então alegra muito meu coração”, afirma.
Fátima Pereira da Silva, 46 anos, morava até agora em um pequeno barraco com o filho, nora e neta. Segundo ela, o espaço era “meio desconfortável” e a família tinha que se virar como podia no minúsculo espaço. Agora, ela diz que tem um sonho realizado com uma nova vida. “Agora na casa nova vai ser mais alegria”, resume.
Para Sandra Ricardo, que há quase 30 anos vivia na área irregular, agora poderá dormir sem a preocupação de que possa ser despejada. Acredito que agora vai ser bem melhor. É difícil morar numa área irregular”, afirma.
Quem também não via a hora de pegar as chaves e entrar na nova moradia é Jéssica de Oliveira Carvalho, 29 anos. Ela, o esposo e os três filhos moravam na área de preservação permanente havia cinco anos.
“É uma sensação maravilhosa você entrar e ver tudo novo, saber que a tua vida vai mudar totalmente daqui para a frente, os filhos ter o próprio quarto deles, tudo limpinho, tudo organizado, vai ser maravilhoso. Coração é só agradecimento”, comemorou.
As informações são da Secom