Uncategorized

Morre o ex-primeiro ministro da Itália Silvio Berlusconi, aos 86 anos

Roma (Itália) – Morreu nesta segunda-feira (12) o ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi, aos 86 anos, no Hospital San Raffaele, em Milão. A notícia foi confirmada pela RTP – Rádio e Televisão de Portugal, que citou a agência italiana ANSA. Berlusconi estava internado desde a última sexta-feira (9) devido a complicações de uma leucemia crônica.

Nas últimas horas, o estado de saúde do político piorou significativamente, levando ao seu falecimento. Berlusconi foi três vezes primeiro-ministro da Itália, acumulando um total de nove anos no poder. Sua figura política foi marcada por controvérsias e envolvimento em escândalos fiscais e sexuais.

Em 2015, Berlusconi foi expulso do Senado, mas a sentença foi anulada pelo Supremo Tribunal. Em setembro de 2022, ele retornou ao Senado ao lado de Giorgia Meloni. O ex-primeiro-ministro enfrentava problemas de saúde, incluindo leucemia e uma recente infecção pulmonar. Em abril, ele havia sido internado na unidade de terapia intensiva do mesmo hospital devido a falta de ar.

Ao longo dos anos, Berlusconi passou por várias internações hospitalares devido a complicações cardíacas, incluindo uma cirurgia no coração em 2016, além de ter enfrentado episódios relacionados à COVID-19 em 2020. Na década anterior, ele também foi submetido a uma cirurgia para a remoção de um tumor, entre outras complicações de saúde.

Além de sua carreira política, Berlusconi era conhecido como magnata da comunicação social e ex-presidente do AC Milan. Sua liderança no partido Forza Italia marcou a política italiana por décadas, deixando um legado controverso e polarizador.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *