PARANÁ

No Dia Internacional do Idoso, concurso da realeza e baile encerram a 15ª edição do Festival da Melhor Idade

Esta edição do Festival reuniu milhares de pessoas no último fim de semana, em Guarapuava

Guarapuava (PR) – Em dois dias celebrando a cultura, a amizade e a vida da pessoa idosa no Centro de Eventos Cidade dos Lagos, a 15ª edição do Festival da Melhor Idade terminou neste domingo (1). O segundo dia do evento, que tem como objetivo integrar as pessoas da melhor idade de Guarapuava e região, contou com mostra de dança, concurso da realeza e um baile integrativo com o cantor guarapuavano Celso Costa.

O prefeito de Guarapuava, Celso Góes, convidou a sociedade para atender à pessoa idosa cada vez melhor e com mais qualidade nos serviços, destacando as políticas públicas que devem ser desenvolvidas.

“Hoje, dia 1 de outubro, é o Dia Internacional do idoso. Festejar esta data podendo proporcionar este evento aos nossos idosos é a melhor maneira para celebrarmos. É preciso pensar em políticas públicas que realmente façam a diferença para este público. Em breve, vamos entregar o condomínio do idoso no bairro Boqueirão, onde mais de 40 casas serão destinadas. Além disso, há do Centro de Idoso, uma obra gigantesca, que segue em ritmo acelerado de construção e, s e Deus quiser logo inauguraremos também”, enfatizou o prefeito.

Em tom de celebração, a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social do município, Elenita Lodi, comentou sobre a importância de reunir os idosos em momentos de festa como este, e adiantou que a próxima edição do Festival já tem data marcada.

“Começo agradecendo a presença de todos, dos nossos idosos, que estão animados nesses dois dias de evento. Ver a alegria de vocês é muito satisfatório para nós e nos motiva a preparar outros eventos como este. Já estamos planejando muitos outros e a edição do festival do ano que vem já tem data marcada. Agradeço também a todos os nossos parceiros, que nos auxiliam neste e em tantos outros momentos. A Secretaria de Turismo e Eventos e a de Cultura”, ressaltou a secretária.

 

Mostra de dança

A abertura do segundo e último dia da 15ª edição foi realizada pelos grupos da UNATI (Universidade Aberta à Terceira Idade). Houve apresentaçõas das danças do ventre e havaiana. O Grupo São Nicolua se apresentou no primeiro dia do Festival, com a dança gaúcha.

“Eu já participo do festival há alguns anos e a cada ano me surpreendo mais. Está tudo muito lindo. Parabéns a todos os organizadores deste evento”, enalteceu Derli Sluchenski, integrante do grupo São Nicolau.

“É a primeira vez que participo e estou amando. Tudo perfeito, planejado com tanto carinho para nós. A programação superou as minhas expectativas”, expressou Maria Cândida de Almeida, de 68 anos, integrante do CRAS IV de Guarapuava.

 

Concurso da Realeza

O tradicional concurso da Realeza trouxe a participação de 18 candidatos que foram avaliados no desfile pelos jurados Edson Camargo, assessor técnico no Departamento de Política para a Pessoa Idosa da Secretaria Estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Mel Goede, proprietária do Espaço Mel Goede Brechó, um modelo de loja sustentável em Guarapuava e Rita Felchak, secretária municipal de Cultura.

Representando a secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (SEMIPI), Leandre Dal Ponte, Edson Camargo, se disse feliz pela oportunidade de participar.

“Estou muito honrado em representar a secretária Leandre neste dia. Confesso que me surpreendi com o que estou vendo aqui. Estão de parabéns. Além disso, gostaria de ressaltar que a Leandre gostaria de estar presente, porém, ela está trabalhando muito nestes últimos dias”, comentou o jurado.

O concurso coroou o duque e a duquesa, o senhor Antônio Martins Almeida e a senhora Verônica Michalovski do grupo São Gaspar Bertoni, o príncipe e a princesa, senhor João Mores e dona Eunice Luzia da Silva Mores, do grupo Nossa Senhora Aparecida. Por fim, o rei e a rainha do Festival da Melhor Idade, senhor Pedro Luiz dos Santos e dona Maria Aparecida Colaço, do Serviço de Convivência de Fortalecimento de Vínculos do CRAS I.

“Estou muito feliz por ter conseguido me tornar a rainha do festival. É a primeira vez que concorro e não esperava ganhar. Mesmo assim eu tinha fé e me preparei muito para este momento. Agradeço muito pela oportunidade de representar o nosso grupo”, comemorou Maria Aparecida.

“Eu também agradeço muito por ter sido vencedor e me tornar Rei do Festival. Já faz alguns anos que participo e estou muito feliz”, completou Pedro Luiz dos Santos.

 

Baile Integrativo

Encerrando a tarde de celebração, o cantor guarapuavano Celso Costa animou a festa reunindo todos os grupos em um grande baile dançante com os clássicos da música gauchesca.

“Não tem do que reclamar. Ontem e hoje foi tudo lindo. Tudo isso é para nós. A gente não pode perder. Sempre tratam muito bem a gente, é tudo muito bom”, comentou dona Iracema Bonfim, de 76 anos, do grupo da UBS Planalto.

Secom/Guarapuava

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *