Paraná

Professora é indiciada por maus-tratos contra criança de 3 anos em CMEI de Cascavel

Investigação da Polícia Civil foi concluída nesta sexta-feira (23); imagens de câmeras de segurança e depoimentos de testemunhas foram analisados.

Por · 23/10/2026 17:34
1 curtida
30visualizações
Professora é indiciada por maus-tratos contra criança de 3 anos em CMEI de Cascavel
Crédito: Reprodução

A Polícia Civil do Paraná (PCPR), por meio do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (NUCRIA) de Cascavel, concluiu nesta sexta-feira (23) o inquérito policial que apurou uma denúncia de maus-tratos contra uma criança de 3 anos em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do município.

O caso ocorreu no dia 11 de agosto de 2026, nas dependências do CMEI Anita Botelho Coginotti, localizado no bairro São Cristóvão. Conforme a investigação, durante o horário da refeição, uma professora de 36 anos teria empurrado o rosto da criança contra um prato de comida.

Para esclarecer os fatos, os policiais analisaram imagens do circuito interno de monitoramento da unidade, ouviram testemunhas e interrogaram a investigada.

Com base nas provas reunidas, a autoridade policial indiciou a professora pelo crime de maus-tratos, previsto no artigo 136 do Código Penal. Após a conclusão, o inquérito foi encaminhado ao Poder Judiciário e ao Ministério Público para as providências legais cabíveis.

Em nota, a PCPR reiterou o compromisso com a proteção integral de crianças e adolescentes, destacando a prioridade na apuração de infrações que possam comprometer a integridade física e psicológica e a dignidade do público infantil.

A Secretaria Municipal de Educação de Cascavel informou, em nota, que a professora foi afastada. 

 

Confira a nota na íntegra:

*NOTA*

A Secretaria Municipal de Educação de Cascavel reforça que a segurança e proteção das crianças são prioridades na Rede Municipal e não tolera nenhuma conduta que atente contra a integridade física, emocional ou a dignidade das crianças atendidas.

Assim que recebeu o relato de uma servidora da própria instituição de ensino, a direção do Cmei Anita Botelho Coginotti comunicou imediatamente a Secretaria Municipal de Educação. A partir daí, a Semed e a equipe gestora do Cmei atuaram em conjunto. As imagens do sistema de monitoramento do refeitório foram verificadas e confirmaram a conduta relatada.

A professora, que estava de atestado médico, *foi afastada imediatamente* de forma cautelar de suas funções enquanto durar a apuração. A medida garante que a servidora não tenha contato com as crianças até a conclusão do processo.

A Semed reforça que seguiu integralmente o protocolo da rede municipal para situações de suspeita de violência contra crianças, previsto em portaria da Secretaria. O caso foi notificado no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e encaminhado ao Conselho Tutelar e ao Nucria (Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes). A Secretaria também solicitou à Controladoria-Geral do Município a abertura de processo administrativo que tramita na Corregedoria e pode resultar nas sanções previstas no estatuto dos servidores.

Vale destacar que o prefeito Renato Silva assinou a lei, que garante o imediato afastamento de servidores públicos apontados como suspeitos de violência física ou sexual contra crianças, adolescentes ou idosos, como aconteceu neste caso.

A família da criança também foi recebida pela equipe da Semed e pela gestão do Cmei e foi informada sobre todas as providências.

 

Comentários (0)

Ainda não há comentários publicados. Seja o primeiro a participar.

Notícias relacionadas

Veja mais notícias