Vereador vira alvo de pedido de cassação após apoiar Lula fora do expediente parlamentar
Câmara de Foz do Iguaçu analisa pedido de comissão processante contra vereador Adnan

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, votou nesta quarta-feira (14), às 9h, o pedido de abertura de uma comissão processante contra o vereador Adnan El Sayed (PSD). A representação aponta suposta quebra de decoro parlamentar pela participação do vereador em um ato político realizado nas dependências da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).
O pedido foi apresentado por Leandro Pinto, ex-assessor do vereador Dr. Ranieri (Republicanos), conforme as informações fornecidas sobre o caso.
Na representação, o autor sustenta que Adnan teria utilizado prerrogativas do mandato para acessar um espaço público e manifestar apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Por outro lado, informações sobre o episódio apontam que o ato foi organizado por estudantes e ocorreu na Unila, onde Adnan cursa doutorado. Segundo essa versão, o vereador participou do evento fora do horário de expediente da Câmara e na condição de cidadão.
Antes da realização do ato, o Ministério Público do Paraná teria emitido parecer técnico reconhecendo a liberdade de expressão dos estudantes e demais participantes em manifestações de caráter político-eleitoral, desde que não houvesse vinculação institucional da universidade, coação à participação ou desrespeito à liberdade de opinião.
Apesar dos argumentos apresentados em defesa da participação do vereador, o presidente da Câmara, Paulo de Brito (PL), acolheu o pedido e deu andamento à tramitação da proposta de comissão processante.
Vereador contesta representação
Adnan afirmou que considera a iniciativa uma ameaça à liberdade de manifestação política e alertou para possíveis consequências institucionais do caso.
“Estou sendo proibido de falar o que penso na política sob chantagem de cassarem meu mandato, mesmo estando dentro da lei. Isso pode abrir um precedente gravíssimo para a Câmara de Foz e para a garantia constitucional do Estado Democrático”, declarou.
Segundo o portal h2Foz, a Câmara arquivou a denúncia.







Comentários (0)
É necessário ter um cadastro de leitor para comentar.
Ainda não há comentários publicados. Seja o primeiro a participar.