Novos veículos reforçam e ampliam o atendimento à saúde em Cantagalo
O aumento na demanda de transporte de pacientes tem sido significativo. Atualmente, a Secretaria realiza aproximadamente 200 viagens mensais, atendendo mais de 2.000 pacientes
O aumento na demanda de transporte de pacientes tem sido significativo. Atualmente, a Secretaria realiza aproximadamente 200 viagens mensais, atendendo mais de 2.000 pacientes. O transporte vai desde o deslocamento até as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para atendimentos médicos até viagens para outros municípios, como Cascavel, Guarapuava e Curitiba, com o objetivo de realizar exames, consultas e cirurgias.
O município conta hoje com quatro UBS, sendo a UBS da Vila Caçula e Vila Verde com atendimento médico diário, além de um veículo para transporte de pacientes até o centro de saúde quando necessário. A UBS Central, localizada no antigo Hospital Santo Antônio, atende as vilas vizinhas com médicos plantonistas à noite, enquanto a UBS do Distrito de Cavaco oferece atendimento médico e odontológico, dispondo de três carros e uma ambulância para o transporte de pacientes.
NÚMEROS
A Secretaria de Saúde tem atualmente um efetivo de 130 colaboradores, incluindo oito médicos, sendo três deles médicos plantonistas na UBS do antigo hospital. Em média, o município realiza cerca de 1.800 consultas mensais com médicos clínicos gerais, aproximadamente 500 consultas com médicos especialistas locais e cerca de 250 atendimentos mensais com médicos especializados fora do município. A área de fisioterapia também realiza aproximadamente 400 atendimentos mensais, enquanto a farmácia da cidade atende mais de 1.500 pessoas por mês com a dispensação de medicamentos conforme receita médica.
A UBS do Jardim Santana se destaca como Clínica de Especialidades e Clínica da Mulher, oferecendo atendimentos com profissionais nas áreas de psiquiatria, ginecologia, cardiologia, pediatria e fonoaudiologia.
A UBS da Vila Dariana, que se tornou uma realidade, está com a obra de terraplanagem finalizada. O projeto, que custará cerca de R$ 4 milhões, atenderá os moradores da Vila Dariana, Maria Augusta e vilas vizinhas, oferecendo maior infraestrutura e serviços de saúde.
“Quero primeiramente agradecer ao prefeito João Konjunski, pelo total apoio e confiança depositado em mim, dando toda a estrutura para que eu possa desempenhar um bom trabalho junto com a minha equipe frente à Secretaria de Saúde, que é fundamental para nossa população. Sei que ainda há muito a ser feito, mas eu e toda minha equipe estamos empenhados em dar o nosso melhor a cada dia para corrigir onde estamos errando e aperfeiçoar aquilo que está dando certo. Fico à disposição da população sempre que for necessário, independente de dia e hora”, afirmou Secretário de Saúde, Isaac Abreu.