Obsessão: Quatro em cada dez postagens de Malafaia é para “desmascarar” Pablo Marçal
Pastor da Igreja Vitória em Cristo deixou de lado os ataques ao ministro Alexandre de Morais e centrou fogo no centrou fogo no candidato a prefeito de São Paulo. Seguidores desaprovam atitude
“Povo abençoado do Brasil!” A expressão usada pelo pastor Silas Malafaia, um dos maiores influenciadores políticos do Brasil, aparece na abertura de todos os seus vídeos. O líder evangélico, que no passado concentrava praticamente 100% de seus pronunciamentos públicos em transmitir o evangelho do Reino, mudou de rota. Agora, sua meta é destruir políticos e líderes que ele julga serem inimigos do Brasil.
As redes sociais são o principal canal usado por Malafaia para “desmascarar” seus desafetos políticos. Até o início do processo eleitoral, seu principal alvo era o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a quem ele se refere como “ditador da toga”. Agora, a obsessão de Malafaia é destruir o candidato a prefeito de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB).
O Portal Cantagalo analisou as postagens de Malafaia em uma de suas redes sociais, o Facebook. Durante o mês de setembro, o pastor fez 98 postagens e, desse total, 43 foram contra Marçal, o que representa 44% dos posts. Ele não esqueceu, no entanto, de “Xandão”, a quem dirigiu quatro críticas durante o mês.
A política domina as postagens de Malafaia. No início do mês, ele postou 19 mensagens com vídeos e fotos da manifestação do dia 7 de setembro na Avenida Paulista, em São Paulo, um dos eventos onde Marçal foi duramente criticado por ele e pelo ex-presidente da República Jair Bolsonaro.
Ah, e o evangelho? Bem, Malafaia não esqueceu de falar de Deus ou divulgar os cultos da Vitória em Cristo no Facebook. Foram 29 postagens para falar dos cultos e divulgar suas pregações, o que representa 29,6% das postagens.
REAÇÃO
Se em outras épocas os seguidores eram unânimes em concordar com as postagens de Malafaia, principalmente quando ele defendia o ex-presidente Bolsonaro, agora, quase na totalidade, os comentários são de críticas ao pastor. Isso pode ser um sinal de que a direita brasileira adotou Marçal como líder.
No fim da tarde desta segunda-feira (29), Malafaia postou um vídeo com a legenda URGENTE! “A nova farsa de Pablo Marçal sendo desmascarada hoje, 30/09/2024. É para repudiar Pablo Marçal de vez!” No vídeo, ele denuncia uma encenação da equipe de Marçal durante a participação em um dos debates, que terminou em confusão nos bastidores.
Mesmo mostrando as imagens da suposta farsa, os internautas não pouparam críticas ao líder religioso. “Malafaia está desesperado, já virou piada. Silas Malafaia está usando as armas satânicas: ódio, arrogância, prepotência, endurecimento de coração, enganador”, comentou um internauta. “Pastor Silas, que papel ridículo é esse que você está fazendo? Esse ódio declarado não pega bem para um homem que diz ser um ministro de Deus!”, afirmou outro. “Esse teu discurso está ridículo, aproveite seu tempo para orar pelas pessoas que precisam de oração”, emendou mais um. “Eu já cheguei a admirar o Silas quando só pregava o evangelho, mas infelizmente ele se perdeu com a sua arrogância de achar que é o todo-poderoso e dono da verdade, criticando as pessoas e falando mal. O que ele precisa fazer é voltar ao pó e reconhecer que Cristo é o Senhor”, concluiu outro.
São raríssimas as postagens de apoio ao pastor. “Não gosto de Malafaia, mas ele está falando a verdade. O povo está sem discernimento e não consegue ver a verdade”, comentou uma internauta.